Vale do Ivinhema Agora
Política

Projeto de Lei de Hashioka inclui adoção de desconto no IPVA para veículos híbridos

Projeto de Lei de Hashioka inclui adoção de desconto no IPVA para veículos híbridos
Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 10, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei 85/2025 para acrescentar dispositivos à Lei Estadual 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado. Com base no Programa de Controle da Poluição, a proposta busca ampliar o benefício tributário também para automóveis híbridos, ofertando até 50% de desconto no valor do Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
A alteração acrescenta novo inciso no Art. 153 da lei, e tem como objetivo impulsionar o mercado de veículos movidos à energia limpa e incentivar ações que contribuam para a preservação do meio ambiente, haja vista que essa tecnologia apresenta vantagens em comparação aos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis, permitindo seu papel como tecnologia de transição rumo a uma mobilidade totalmente limpa.
Conforme fundamentou Hashioka, trata-se de mais um mecanismo de incentivo fiscal para a aquisição e utilização de veículos híbridos. “A crescente preocupação com as mudanças climáticas e a degradação ambiental têm impulsionado governos ao redor do mundo a adotarem políticas públicas que promovam a redução da emissão de gases poluentes. Aqui no Brasil, diversos estados já implementaram benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos, demonstrando as opções e os resultados positivos de tais iniciativas”, apontou o parlamentar. “Em Mato Grosso do Sul, já houve uma modificação na Lei visando implementar incentivos fiscais para veículos elétricos. Agora é a vez dos híbridos”, finalizou.
Agora, o projeto segue para análise da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alems.
(Adriana Viana/Assessoria Parlamentar)

Related posts

MS-134 registra dois acidentes entre Batayporã e Nova Andradina

Anaurelino Ramos

ABI alerta em carta que “sem jornalismo não há democracia”

Anaurelino Ramos

Garagista citado em investigação sobre fraude no Detran-MS é nomeado na Câmara de Ivinhema

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário