No evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o trabalho “Memória e Identidade: aplicação web para auxiliar no ensino e aprendizagem da História Oral e Local” conquistou o 2º lugar na categoria Apps.Edu/protótipo.
O trabalho foi desenvolvido pelos egressos do curso técnico integrado em Informática, Ana Clara Carvalho e Carlos Eduardo Giacomini, sob a orientação dos professores Fernando Balbino e André Violin, todos do IFMS, em conjunto com a estudante Ana Clara Pinheiro e o professor Claudinei dos Santos, ambos da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, também do município.
A aplicação visa prover um repositório multimídia de biografias históricas da cidade, acessíveis por meio do nome de vias públicas. Trata-se de uma ferramenta educacional que, envolvendo alunos e professores em pesquisas biográficas do lugar em que vivem, auxilia na preservação do patrimônio histórico e cultural dos municípios.
“Nosso intuito foi de preservar o patrimônio histórico e cultural de um município no que diz respeito à biografia de pessoas que foram homenageadas, tendo seus nomes empregados em vias públicas. Foi pensando nisso que criamos a aplicação em que os usuários podem entrar, visitar e gerenciar essas biografias”, explicou Carlos Eduardo.
O projeto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso pelos estudantes do IFMS, que também atuaram como bolsistas voluntários por meio do edital nº 035/2017, voltado à iniciação cientifica e tecnológica.
Além do ensino da disciplina de História, o projeto possui caráter multidisciplinar. “É uma ferramenta que pode auxiliar também professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Geografia, uma vez que trabalha com as biografias, abstract e a localização”, destacou Ana Clara Carvalho.
Prêmios – No evento, os estudantes tiveram o trabalho avaliado por professores e pesquisadores. No total, foram expostos 20 softwares desenvolvidos em todo o país.
Balbino ressalta a importância do prêmio obtido, uma vez que o CBIE é o evento nacional mais importante na Informática para a Educação, reunindo trabalhos que abordam o uso de tecnologias nas escolas e no cotidiano.
“Pode-se dizer que essa conquista é muito significativa, pois além de ter acontecido em um importante congresso científico, o trabalho foi avaliado como um dos três melhores dentre muitos outros de altíssima qualidade, desenvolvidos no nível de graduação, mestrado e doutorado”, comentou o orientador do projeto.
Em outubro, o trabalho foi destaque na Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova). Entre outros prêmios, conquistou o primeiro lugar geral na categoria ensino médio/técnico integrado.
O resultado do projeto pode ser conferido na página Memória e Identidade, disponível no endereço http://memoriaidentidade.herokuapp.com/, onde se encontram biografias de personagens homenageadas pelo município de Nova Andradina.