Com as alterações, professores e administrativos garantiriam reajuste salarial, equiparando os vencimentos ao Piso Salarial Nacional
Nesta terça-feira (28), em reunião com a diretoria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores de Nova Andradina (SIMTED-NA), o prefeito Gilberto Garcia anunciou que o Executivo vai acolher à proposta de reformulação da tabela do Plano de Cargos e Carreira dos professores e administrativos da rede municipal de ensino.
“Fizemos diversas reuniões com o prefeito e o secretário Fábio Zanata para apresentar a proposta de alteração da Lei Complementar n° 47/ 2002 e do Estatuto do Magistério Público Municipal, de modo a atender a lei 11.738 / 2008 e que também estivesse dentro da realidade financeira da Prefeitura”, afirmou Edson Granato, presidente do SIMTED.
Pela proposta, que deverá ser encaminhada nos próximos dias para o executivo municipal por meio de requerimento, a carreira inicial dos servidores da educação começará com o magistério, conforme a lei do Piso Salarial Nacional. Dessa forma, os profissionais da educação terão um complemento salarial, de acordo com o nível de formação do profissional (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado).
“Com base neste documento oficial, o prefeito vai encaminhar ao legislativo municipal um projeto de lei para alterar a lei complementar n° 47/ 2002 artigo 59. Após aprovação desta legislação teremos garantido a inclusão dos administrativos da educação no Plano de Cargos e Carreira e o reajuste salarial, equiparando os vencimentos dos trabalhadores ao piso salarial nacional”, explica.
Nesta reunião com o prefeito Gilberto Garcia, o Simted também discutiu o enquadramento dos professores com 2 cargos no município. Ficou definido que a direção do Sindicato vai oficializar à Prefeitura, por meio de requerimento, para que sejam tomadas as providências cabíveis, resolvendo o problema da certidão junto ao INSS.
Outro avanço importante diz respeito a implantação do plano de saúde para os servidores municipais. A administração municipal concluiu o recadastramento dos funcionários e está ultimando os estudos para oferecer um plano com as melhores condições e qualidade na prestação de serviços.
Granato agradeceu o prefeito por se mostrar sempre aberto ao diálogo, negociando ponto a ponto às reivindicações do Sindicato. Ao final, enalteceu o papel dos servidores nas assembleias e a luta do Simted em prol de todos os servidores públicos municipais e estaduais.
“Temos um sindicato forte, com grande representatividade. Com apoio da nossa Federação, a Fetems, temos enfrentado grandes desafios para garantir os direitos dos trabalhadores em educação. Nossas bandeiras sempre foram em respeito aos nossos filiados, a quem também não medimos esforços para oferecer serviços, lazer, saúde, justiça e convênios nas mais diversas áreas. São benefícios conquistados com a participação de todos”.
Foto: Divulgação