O acusado não tinha autorização ambiental para as atividades (foto: divulgação/PMR)
Durante fiscalização em uma propriedade rural no município de Anaurilândia (MS), Policiais Militares Ambientais do Grupamento de Porto Primavera, constataram, nesta segunda-feira (18), uma área de desmatamento de vegetação nativa de cerrado, que fora executado sem autorização ambiental.
A supressão da vegetação foi realizada com uso de máquinas e o infrator ainda realizou a queima de grande parte do material lenhoso, também sem autorização do órgão ambiental competente.
A área desmatada foi medida em GPS e perfez 3 hectares e várias árvores tinham sido incendiadas. O proprietário rural admitiu não possuir autorização e informou que efetuara o desmatamento para plantio de pastagem.
Contra o infrator, de 58 anos, residente em Anaurilândia, foi confeccionado auto de infração administrativo e arbitrada multa de R$ 4.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção.
O autuado foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.