Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Saúde mental é destaque na I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador em Batayporã

 

 

Na manhã desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Batayporã esteve lotada para a I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu trabalhadores e representantes de diversos setores da comunidade, além de autoridades locais.

A conferência teve como tema “Saúde do Trabalhador e Trabalhadora como Direito Humano” e foi marcada por discussões relevantes sobre a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à valorização dos profissionais.

Participaram da abertura oficial o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Dias Barbosa, a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, o prefeito Germino Roz, o vice-prefeito Cacildo Paião, os vereadores Fábio de Mello, Andrea Cruz, Lorinho do Recanto do Atleta e João Paulo Souza, que estiveram acompanhados de secretários municipais. Estudantes da Escola Municipal Anízio Teixeira protagonizaram apresentação cultural trazendo uma reflexão sobre o meio ambiente.

O presidente do Conselho destacou a necessidade de se olhar para o trabalhador em sua integralidade, e não apenas sob a perspectiva laboral. Já a secretária Letícia Sanches reforçou a importância da conferência como instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e das ações em saúde do trabalhador. O prefeito Germino Roz pontuou a dimensão social do trabalho e a importância de uma assistência planejada e contínua à saúde dos profissionais.

A palestrante convidada, psicóloga Sonia Cristina Rodrigues, iniciou com uma contextualização histórica do trabalho e seguiu abordando os impactos das novas exigências laborais sobre a saúde mental dos trabalhadores. “Que o trabalho requer muito, isso nós já sabemos. O problema está quando os propósitos, planos e procedimentos estão sob uma perspectiva errada, que pode levar ao adoecimento mental”, afirmou.

Após o debate, os participantes se organizaram em grupos para a elaboração de propostas, distribuídas entre os eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador; e Participação popular e controle social na saúde dos trabalhadores.

O encerramento contou com a eleição de delegados para representar o município na etapa estadual da conferência, prevista para o mês de junho, e para a etapa nacional, que deverá acontecer no mês de agosto, em Brasília.

 

Fotos: Prefeitura de Batayporã

Related posts

Plantão de saúde garantirá atendimento à população durante o feriado prolongado

Anaurelino Ramos

MS registra mais duas mortes por dengue, com 42 municípios em alerta

Anaurelino Ramos

Saúde abre processo seletivo para contratação de ginecologistas em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário