Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Saúde reforça vacinação contra dengue, Covid-19 e bronquiolite em Batayporã

Confira público-alvo de cada estratégia; população pode procurar unidades Santa Luzia e Santo Antônio para atualizar carteirinha

Saúde reforça vacinação contra dengue, Covid-19 e bronquiolite em Batayporã

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã reforça o chamado para que a população procure as unidades de saúde e mantenha a vacinação em dia, especialmente diante das sazonalidades como chuvas intensas e a oscilação de temperaturas, que favorecem a proliferação de vetores e vírus.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, está o chamado para a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. A imunização é indicada para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, contribuindo para a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida.

Outro destaque é a vacinação contra a dengue, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Já em relação à Covid-19, a imunização é recomendada principalmente para os grupos mais vulneráveis às formas graves da doença, incluindo:

idosos (60 anos ou mais);

gestantes e puérperas;

pessoas com imunossupressão;

pessoas com comorbidades (doenças crônicas, por exemplo);

profissionais de saúde;

integrantes de grupos populacionais vulneráveis, como indígenas e ribeirinhos;

pessoas que nunca se vacinaram.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha, a atualização da vacinação é fundamental para manter a proteção da população. “Mesmo com a redução dos casos mais graves, a Covid-19 continua circulando. Tivemos um óbito registrado na região essa semana. A vacinação segue sendo a principal forma de proteção, especialmente para quem faz parte dos grupos prioritários”, destacou.

A Secretaria de Saúde também orienta pais e responsáveis a conferirem regularmente a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, garantindo que todas as doses previstas no calendário vacinal estejam atualizadas.

Em Batayporã, as vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação das Estratégias de Saúde da Família Santo Antônio e Santa Luzia, com atendimento das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

A recomendação é que os usuários levem documento pessoal e a carteirinha de vacinação, se possuir.

 

Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Related posts

Com baixo estoque, Humap-UFMS precisa de doações de leite humano para recém-nascidos internados

Anaurelino Ramos

Primeiro óbito por Covid-19 em 2026 é registrado em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Prefeitura de Novo Horizonte do Sul realiza imunização de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias contra a dengue

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário