Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Secretaria de Saúde de Batayporã alerta sobre aplicação de multa a proprietários de terrenos com focos de mosquito da dengue

Após prazo estabelecido por notificação, proprietários são multados pela Prefeitura caso não tenham regularizado situação do imóvel. Foto: Arquivo – Prefeitura de Batayporã.

Fiscalização continua promovendo notificações e tem penalizado com multa responsáveis que não promovem adequações e mantêm ambientes propícios aos focos do aedes-aegipyty

 

Ana Carla Barbosa, Prefeitura de Batayporã

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã destaca a continuidade do trabalho de fiscalização contra a dengue. As equipes da Vigilância Entomológica realizam orientações e notificações a proprietários de terrenos, domicílios e estabelecimentos comerciais com ambientes propícios aos focos do aedes-aegipyty, mosquito transmissor da doença.

De acordo com a coordenadora do setor, Angela Rocha, os agentes de combate às endemias têm intensificado o trabalho. “Após o prazo de adequação, os agentes retornam ao local e, se ainda houver negligência, o município multa o proprietário”, explicou. Recentemente, cerca de 10 multas foram aplicadas pela Prefeitura.

A penalização para quem acumula lixo, entulho e outros materiais que podem se tornar focos do mosquito não é novidade. O procedimento é previsto pela Lei Estadual n. 4.812, de 7 de janeiro de 2016, e pela Lei Complementar Municipal n. 008, de 24 de junho de 2013.

Além da dengue, o aedes-aegypti é responsável pela transmissão da zyca e da chikungunya. Todas as doenças são extremamente perigosas e podem levar as vítimas a óbito. “Vale lembrar que a prevenção se faz com a eliminação do foco. Sem água parada, o mosquito não procria. Logo teremos mais chuvas e a situação pode se agravar, por isso, temos reforçado o alerta à população”, complementou a coordenadora.

No início do ano, Batayporã chegou a figurar como o município com o maior número de casos prováveis de dengue entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O cálculo é proporcional à população das localidades.

As ações de combate e prevenção têm surtido efeito, já que, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) divulgado no último dia 19 de julho, a cidade caiu para a nona posição. “Porém, continuamos atentos. Precisamos nos manter vigilantes. Cada quintal e terrenos limpos nos ajudam a reverter a situação”, concluiu Angela.

A população pode denunciar locais com focos do mosquito da dengue à Vigilância Entomológica por meio dos telefones 67 3443 3187 e 99213 6498.

Cb image default

Agentes de combate às endemias têm intensificado fiscalização. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Related posts

Polícia recupera 126 cabeças de gado furtadas e remarcadas avaliadas em R$ 400 mil

Anaurelino Ramos

Prefeitura de Angélica divulga gabarito de concurso

Anaurelino Ramos

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário