Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Secretários escolares da rede municipal recebem treinamento para implantação de novo sistema de gestão

Implantação do i-Educar está sendo disponibilizada gratuitamente para o município de Nova Andradina, que será modelo para as demais cidades brasileiras

Cogecom,

 

Implantação do i-Educar está sendo disponibilizada gratuitamente para o município de Nova Andradina, que será modelo para as demais cidades brasileiras

Nos dias 10 e 11 de setembro, ocorreu nas dependências do Centro Municipal de Inclusão Digital o primeiro treinamento as escolas municipais de Nova Andradina para a implantação do i-Educar, um sistema de gestão escolar desenvolvido como software livre e disponibilizado gratuitamente às instituições públicas.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina e Campus Dourados, com o intuito de melhorar os processos de gestão acadêmica e atendimento à comunidade escolar da região.

Para o professor Claudio Sanavria, diretor-geral do IFMS Campus Nova Andradina, “trata-se de um projeto pioneiro de implantação de sistema de gestão escolar de modo eficiente e gratuito em escolas públicas e Nova Andradina será um modelo para todas as demais cidades brasileiras”, explica.

Cb image default
foto: João Cláudio

Neste primeiro treinamento, os profissionais tiveram contato com as principais funcionalidades do i-Educar, esclarecendo dúvidas e fazendo apontamentos que implicarão na melhoria do próprio sistema pelas equipes de desenvolvimento compostas por professores e estudantes de tecnologia do IFMS. As próximas etapas consistirão no aprofundamento do uso da ferramenta e, posterior implantação nas escolas, com suporte local e remoto garantido.

Cb image default
foto: João Cláudio

O treinamento contou com a participação da professora Eloá Mateus, docente do IFMS e atualmente Coordenadora Geral de Infraestrutura, Formação e Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, setor pertencente à Secretaria de Telecomunicações do MCTIC. Segundo a docente, a proposta do Ministério é disseminar a filosofia do software livre na gestão escolar e integrar cada vez mais a rede pública de ensino brasileira por meio do acesso à internet e automação dos seus processos.

A formação foi realizada pela equipe da Portabilis, a todos os secretários escolares da Rede Municipal de Ensino.

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário