Sem estabelecimentos farmacêuticos com funcionamento de 24h e sem plantão noturno, a população de Batayporã (MS), município com aproximadamente 11 mil habitantes, fica a mercê deste tipo de atendimento.
O morador que precisar comprar medicamentos após as 21h vai ter sérias dificuldades para conseguir encontrar uma farmácia aberta no município.
Na sexta-feira (26), por exemplo, o site acompanhou uma pessoa que precisava adquirir medicamentos. Ele encontrou todas as quatro farmácias em atividades no município fechadas.
Duas delas, mantinha pelo menos uma luz acesse no seu interior. Mas ao bater na porta e chamar pelo farmacêutico não obteve êxito. Não tinha ninguém para atender.
Deslocar para Nova Andradina
Os moradores que por ventura passar pelo atendimento médico do posto de emergência do município e tiver que comprar medicamentos após as 21h vai ter que se deslocar para Nova Andradina.
E neste caso, vai ter que percorrer vinte quilômetros de rodovia, ida e volta. Na cidade vizinha existem farmácias atendendo no sistema de 24 horas.
Morador rural
As dificuldades aumentam quando o morador é da zona rural. Exemplo são os moradores dos Assentamentos. Os mais próximos ficam uma distancia de 10 quilômetros da sede do município.
Sem contar que muitas propriedades rurais, não ficam menos de quarenta quilômetros da cidade. Estes são os mais prejudicados por não existir plantão 24h nas farmácias do município. (Vale do Ivinhema Agora)