Divulgação
Festival promovido pela PRF leva educação para o trânsito ao palco do Centro de Convenções com peças teatrais inovadoras
Cogecom,
A 14ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Fetran-MS) trouxe um show de criatividade e conscientização ao Centro de Eventos “Silvio Ubaldino de Sousa”, na noite desta quarta-feira (30).
Promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) e a Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC), o evento contou com apresentações de três peças teatrais que abordaram o trânsito de forma educativa e criativa.
A Escola Estadual Padre Anchieta apresentou a peça “Alice no Reino do Trânsito”, uma adaptação com texto e direção do professor Danilo Bueno, que foi destaque na categoria infantil. Já a Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio subiu ao palco com duas produções: “Um Trânsito Malvadão”, também na categoria infantil, e “O Reino dos Acidentes” na categoria juvenil, ambas sob a direção da professora Thais Bernardes. Com histórias criativas e impactantes, as apresentações exploraram temas como atenção, respeito às leis de trânsito e prevenção de acidentes, encantando o público e transmitindo mensagens de conscientização de forma envolvente.
A abertura do festival foi enriquecida com a coreografia “Salvem a Mãe,” uma apresentação que trouxe uma reflexão sobre as queimadas no Pantanal Sul-mato-grossense, conectando a temática ambiental à cultura e à responsabilidade coletiva.
Prestigiaram o evento a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Giuliana Masculi, a primeira-dama Joana Darc Bono Garcia, a diretora-presidente da FUNAC, Ana Lúcia Vasconcelos, o inspetor da PRF/MS, Délcio Delmar Buss, além de representantes da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e familiares que prestigiaram o talento e a dedicação dos jovens atores.
O Fetran-MS em Nova Andradina reforça o compromisso da cidade com a formação de uma geração consciente e engajada na segurança viária, inspirando estudantes a promover um trânsito mais seguro para todos.