A chuva que atingiu cidades do Sul, Sudoeste, Leste e região do Bolsão de Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (19.10), deixou um rastro de estragos, conforme o Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec).
A chuva destelhou casas, derrubou muros e postes de energia elétrica, deixando a população sem luz por quase cinco horas em Caracol. Bataguassu foi o município mais afetado pelo temporal, onde ocorreram alagamentos, acidentes e interdição de rodovia. Em Porto Murtinho choveu 90,4 milímetros e em Sete Quedas foram quase 72 milímetros de precipitação, em menos de 24 horas.
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de tempestade no início da tarde para a região Sul do Estado. Ivinhema foi o primeiro município a relatar estragos por causa dos ventos. Casas foram destelhadas. No decorrer da tarde, a nebulosidade se deslocou para a região do Bolsão e Leste e a Defesa Civil emitiu novo alerta. Os relatos de estragos começaram com as cidades de Três Lagoas, Anaurilândia e Bataguassu.
Cidades atingidas
Em Dourados choveu granizo e os ventos foram intensos, assim como em Taquarussu, onde casas foram destelhadas. Em Selvíria a força do vento derrubou o muro de uma residência e também um poste de energia elétrica. Os ventos fortes também comprometeram a distribuição de energia em Paranaíba, onde também a estrutura de um prédio foi arrancada e lançada na calçada. Em Três Lagoas e Aquidauana árvores caíram, e em Caracol parte da cidade ficou sem energia das 17 horas até às 22 horas.
Luciana Brazil -Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Defesa Civil