Projeto promove curricularização da extensão universitária
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Nova Andradina, estreou nesse dia 04 de setembro o “Cinema Universitário NAUEMS – Unidade de Nova Andradina”, sob coordenação da profa. Dra. Alaíde Pereira Japecanga Aredes, do curso de Matemática.
O projeto de extensão conta com apoio da gerência a unidade, representada pelo gerente Sonner Arfux de Figueiredo, e colaboração da professora Kátia Guerchi Gonzales e do professor Olibário José Machado Neto, coordenadores dos cursos de Matemática (Licenciatura) e Sistemas de Informação respectivamente. Além dos coordenadores, todo o corpo docente e técnico da Unidade está empenhado no projeto.
Segundo explica a coordenadora do projeto, Alaíde Aredes, o objetivo do ‘Cinema Universitário NAUEMS’ é, “por meio da exibição de material cinematográfico, promover o enriquecimento cultural, fomentar o debate acadêmico e gerar integração social através de filmes que abordem não apenas conteúdos técnico-científicos, mas também temas relevantes para a formação cidadã dos espectadores”.
De acordo com ela, os filmes selecionados atenderão professores, comunidade local e acadêmicos dos cursos de Matemática (Licenciatura) e Sistemas de Informação (Bacharelado). “Além de proporcionar entretenimento, conhecimento e debate, a proposta visa fortalecer a relação entre a UEMS e a sociedade em que está inserida. A curricularização de horas de extensão está prevista nos projetos pedagógicos dos cursos, permitindo que acadêmicos interessados em participar do projeto possam utilizar essas horas como atividades extensionistas”, informa.
“Acredita-se na potencialidade deste projeto para fortalecer a relação entre a UEMS e a sociedade nova andradinense, bem como para expandir a oferta cultural e promover a curricularização da extensão”, conclui a docente da UEMS de Nova Andradina.
Neste primeiro momento, foram convidados a participar da sessão inaugural toda a comunidade interna (discentes, docentes, corpo técnico e terceirizados), bem como os membros do projeto UEMS Acolhe, coordenado pela professora Mônica Aparecida Matos, que foca na inclusão de migrantes.
O filme escolhido para a abertura foi “Viva – A Vida é uma Festa”, que aborda a cultura com respeito às diferenças culturais e transmite as seguintes mensagens:
- Persistência: A importância de acreditar em si mesmo.
- Família: Valorizar quem amamos e resolver conflitos com diálogo e respeito.
- Aceitação: Ter empatia e respeitar as diferenças.
- Consequências: Estar preparado para lidar com as consequências das escolhas que fazemos.
- Seguir o Coração: Quando decidimos ir contra nossos sentimentos, anulamos o que estamos vivenciando.
Quinzenalmente, aos sábados, acontecerá as sessões, para permitir a participação de toda a comunidade. Os filmes serão divulgados através das redes sociais do projeto NAUEMS: @nauemsnovaandradina no Instagram e @projeto.nauems no TikTok, além da divulgação na própria Unidade de Nova Andradina.