São 40 vagas com as notas do Histórico Escolar do Ensino Médio
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 40 vagas, no total, pelo Processo Seletivo Permanente (PSP) – Histórico Escolar do Ensino Médio, nos cursos de Matemática (20 vagas) e de Bacharelado em Sistemas de Informação (20 vagas). As inscrições estão abertas até 15 de janeiro de 2025.
Inscreva-se no PSP – Histórico Escolar: https://candidato.uems.br/
Os cursos de licenciatura em Matemática (20 vagas) e de Bacharelado em Sistemas de Informação (20 vagas) são ofertados no período noturno com duração de quatro anos. São 11 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes em MS e uma para pessoa com deficiência (PCD).
Para participar do PSP UEMS 2025 utilizando o Histórico Escolar do Ensino Médio o candidato NÃO precisa fazer nenhuma prova e também não há cobrança de taxa, a inscrição é GRATUITA. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, entre as 9h do dia 23 de setembro de 2024 e as 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025 (horário oficial de Mato Grosso do Sul).
Para efetuar a inscrição no PSPHE-UEMS 2025, o(a) candidato(a) deverá preencher o Formulário de Inscrição Digital, informando a maior nota da disciplina de Língua Portuguesa entre as séries cursadas do Ensino Médio, considerando os dados constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente), ou a nota equivalente a pontuação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, considerando os dados constantes no Certificado do Ensino Médio, a partir da participação no ENCCEJA ou ENEM, conforme o item 5 deste edital, emitida pelas instituições certificadoras (Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia).
Reserva de Vagas
Todos os cursos da UEMS possuem Reserva de Vagas para candidatos/as Negros/as (20%), Indígenas (10%), Residentes em Mato Grosso do Sul (10%) e pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD) (5%).
Sobre os cursos
O curso Bacharelado em Sistemas de Informação aborda conceitos e técnicas da Tecnologia da Informação para a resolução de problemas em empresas. Por conta disso, além da sólida formação técnica em programação de computadores, o curso contempla conhecimentos oriundos da Administração de Empresas e da Economia, que o diferenciam do tradicional curso de Bacharelado em Ciências de Computação. Ao longo do curso, os estudantes aprendem as estruturas empresariais mais comuns, os sistemas de informação utilizados para melhoria e automação de processos organizacionais e as competências e habilidades de profissionais encarregados de gerenciar as informações geradas por estes sistemas. Os impactos sociais, políticos e ambientais das escolhas dos sistemas de informação também são abordados.
A Licenciatura em Matemática tem por principal objetivo formar professores para atuarem no Ensino Fundamental e Médio e preparar profissionais com capacidade de observação e reflexão de sua prática para atuarem de maneira crítica no contexto da escola. A principal atuação dos formandos é como professor de Matemática nas escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio. Mas, atualmente, há diversos formandos trabalhando com Estatística, Informática e Computação, Matemática Financeira e Finanças, Atuária e Gerenciamento de Riscos, Comunicação, Biologia e Saúde, etc, em posições de destaques tanto em instituições públicas quanto em empresas privadas, além da docência em ensino superior.
Saiba mais em: https://www.uems.br/pagina/Estude-na-UEMS