Vale do Ivinhema Agora
Região

Vacina contra meningite está em falta nos postos de saúde em ao menos 7 estados

Ministério da Saúde diz que laboratório que produz vacina atrasou entregas. Situação deve ser regularizada em agosto.

Por G1


Vacina contra meningite está em falta nos postos de saúde de diversos estados

Vacina contra meningite está em falta nos postos de saúde de diversos estados

A vacina contra a meningite está em falta nos postos de saúde de diversos estados. A vacina faz parte do calendário de vacinação infantil do Brasil e a 1ª dose deve ser tomada aos 3 meses, mas muitos pais não estão conseguindo vacinar os filhos por causa da falta de estoque.

O Ministério da Saúde admitiu ao Jornal Nacional que o desabastecimento da meningocócica c atinge todo o país.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde só recebeu estoque para vacinar uma em cada três crianças. Em São Paulo, a capital recebeu 16% das doses solicitadas para o último mês.

No Ceará, a entrega é menor que a meta de vacinação desde maio. Já Pernambuco recebeu 36% das doses para a meta mensal. Minas Gerais e Paraná receberam menos, mas trabalham com o estoque reduzido.

Em Palmas, no Tocantins, a situação é mais grave: nenhum posto de saúde tem a vacina. O governo do estado esperava 25 mil doses, mas recebeu menos de um quinto das doses.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o problema acontece porque a empresa que produz as vacinas, a Fundação Ezequiel Dias, tem atrasado as entregas. A previsão é que a situação seja normalizada em agosto.

O laboratório diz que os suprimentos para a vacina meningocócica c não atingiu os quantitativos programados para os três últimos meses devido a problemas atípicos na cadeia produtiva e logística, sem explicar os detalhes. Em nota, o laboratório afirma ainda que a situação está sendo regularizada aos poucos.

Em clínicas particulares, a vacina pode chegar a R$450.

A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem parte do cérebro. A doença pode ser causa por vírus, fungos ou bactérias – sendo a bacteriana a mais grave. Ela pode causar paralisia, perda de audição e epilepsia, entre outros problemas.

Related posts

Conselho Comunitário de Segurança Pública realiza reunião ordinária e fechamento de ano, junto a membros e forças policiais

Anaurelino Ramos

Previsão de chuva para Batayporã (MS) nesta quinta-feira

Anaurelino Ramos

Escola Machado de Assis celebra formatura da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário