O vereador Wilson Almeida (União Brasil) protocolou, na última sessão da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizada na terça-feira (11/02), um requerimento que solicita informações ao prefeito municipal, Leandro Fedossi, e ao gerente regional da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL), Jair Ribeiro, sobre a indisponibilidade do caminhão limpa-fossa da empresa para atender à população do município.
Em seu requerimento, o vereador questiona os motivos que têm impedido a utilização deste caminhão, se há previsão para o retorno do serviço de limpeza de fossas sépticas e quais medidas a SANESUL está planejando para atender à demanda da população por esse serviço essencial. A limpeza de fossas sépticas é considerada uma ação fundamental para garantir a saúde pública, evitando problemas como mau cheiro, entupimentos e contaminação ambiental do solo.
Em sua justificativa, o vereador destaca que a SANESUL, enquanto concessionária responsável pelos serviços de saneamento, tem a obrigação de realizar esse tipo de atendimento. “A indisponibilidade do caminhão tem gerado dificuldades para os moradores, que são obrigados a recorrer a uma empresa particular na cidade, cujos preços elevados e a exigência de pagamento à vista têm tornado o acesso ao serviço inviável para muitas famílias”, argumenta Wilson.
O parlamentar enfatiza que a retomada do serviço é urgente, para garantir condições adequadas de higiene e saneamento e prevenir possíveis impactos à saúde pública e ao meio ambiente, reforçando a necessidade de uma resposta rápida para atender as demandas da população e assegurar o bem-estar dos cidadãos.
O requerimento, aprovado pelo plenário, será encaminhado à SANESUL e à Prefeitura para que as informações solicitadas sejam prestadas dentro do prazo regimental.
Foto: CMNA