Na manhã desta segunda-feira (24), a equipe de radiopatrulha do 8º Batalhão de Polícia Militar prendeu um homem de 40 anos pelos crimes de lesão corporal e dano qualificado, em contexto de violência doméstica. A ação ocorreu durante policiamento ostensivo e preventivo, quando a guarnição foi informada sobre uma possível agressão contra uma mulher no bairro Valdir Saovesso, em Batayporã.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima visivelmente abalada. Ela afirmou inicialmente tratar-se apenas de uma discussão de casal. No entanto, a equipe percebeu manchas avermelhadas em seu pescoço. Questionada, a mulher relatou que as marcas seriam consequência de uma tentativa forçada de beijo por parte do companheiro.
Durante a verificação, os militares constataram ainda que a porta da residência apresentava sinais de arrombamento, com danos na maçaneta e na estrutura, reforçando o cenário de violência. Diante dos indícios materiais, das lesões aparentes e do comportamento intimidado da vítima na presença do suspeito, os policiais decidiram encaminhar ambos à Delegacia de Polícia Civil, assegurando a proteção e a integridade da mulher.
O 1º Tenente PM Sousa Filho, Comandante do 4º Pelotão de Polícia Militar de Batayporã, destacou a importância do trabalho policial nessas situações:
“Conforme determina a Lei Maria da Penha e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, os crimes de violência doméstica – especialmente a lesão corporal – são de ação penal pública incondicionada. Isso quer dizer que, mesmo que a vítima negue inicialmente os fatos, a Polícia Militar deve registrar a ocorrência e adotar todas as medidas necessárias sempre que houver indícios de agressão. Nosso objetivo é garantir a correta apuração e proteger mulheres que muitas vezes, por medo ou pressão do agressor, não conseguem relatar o que realmente aconteceu.”
Assessoria de comunicação Social do 8º BPM

