Vale do Ivinhema Agora
Educação

Projeto piloto garante alimentação a crianças e adolescentes durante recesso dos projetos sociais em Nova Andradina

Fotos: Cogecom

 

Iniciativa da Semcias atende famílias inscritas no CadÚnico com refeições durante o período sem aulas e atividades sociais

 

 

Cogecom,

 

O Governo de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), colocou em prática nesta semana o projeto piloto “Almoço nas Férias da Semcias”, uma ação estratégica voltada à garantia de alimentação saudável e de qualidade para crianças e adolescentes de até 17 anos, pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), durante o período de recesso escolar e a pausa dos projetos sociais.

A ação surgiu a partir da constatação de que, durante as férias, muitas famílias enfrentam dificuldades para suprir a alimentação dos filhos, uma vez que a merenda escolar e as refeições oferecidas em projetos sociais frequentemente representam a principal fonte nutritiva diária dessas crianças e adolescentes.

Nesta fase inicial, foram distribuídas 200 refeições, sendo 100 na Vila Santo Antônio e 100 no distrito de Nova Casa Verde. As refeições foram preparadas pela equipe da Semcias e representam um avanço significativo na política social do município.

Cb image default

O projeto piloto tem como proposta não apenas assegurar o acesso à alimentação adequada durante as férias, mas também monitorar o bem-estar das famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), contribuir para a redução dos índices de desnutrição infantil e fortalecer o compromisso da administração municipal com o cuidado social.

A iniciativa foi planejada considerando o aumento da demanda por benefícios eventuais, como cestas alimentícias, especialmente durante o período de recesso escolar, quando as aulas e projetos sociais são interrompidos. A partir dessa realidade, o município estruturou o projeto como um modelo sustentável e escalável, com a perspectiva de ampliação do atendimento a todos os bairros a partir do segundo semestre, com maior frequência semanal.

O prefeito Dr. Leandro Fedossi acompanhou o início da ação e destacou a relevância da iniciativa para a proteção social das crianças e adolescentes. “Durante o ano, milhares de estudantes têm na merenda escolar uma base importante da sua alimentação. Quando chegam as férias, muitas famílias sentem o impacto dessa ausência. Foi ouvindo essas realidades que nasceu o programa, reforçando a nossa responsabilidade com a segurança alimentar e o cuidado com nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito.

Cb image default

Também estiveram presentes o vice-prefeito Arion Aislan, os secretários municipais Cida Valdez (Cidadania e Assistência Social) e Raphael Perpétuo (Serviços Públicos), a vereadora Gabriela Delgado e o deputado estadual Paulo Duarte, reforçando o apoio institucional ao projeto piloto.

O projeto piloto “Almoço nas Férias da Semcias” reforça o compromisso do Governo Municipal com a segurança alimentar, a dignidade das famílias em situação de vulnerabilidade e a proteção integral de crianças e adolescentes em Nova Andradina.

Related posts

Batayporã divulga seleção para Formador Municipal do MS Alfabetiza

Anaurelino Ramos

Nova Andradina integra articulação nacional pelo fortalecimento da primeira infância

Anaurelino Ramos

2ª vez Selo Ouro em Alfabetização, Batayporã distribui novas apostilas aos alunos do Ensino Fundamental I

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário