Fogueira ainda em execução no Parque de Festa e será queimada neste domingo (Foto: Anaurelino Ramos)
A entrega da Moção de Congratulação feita pela Câmara Municipal de Jateí (MS) aos responsáveis pela construção da fogueira de mais de 60 metros de altura — uma das principais atrações da 49ª Festa da Fogueira, que vai ser queimada neste fim de semana no município levantou questionamentos entre a população.
A homenagem, proposta pela vereadora Suzy Manfré (PSDB) e aprovada por unanimidade pelos vereadores, acabou evidenciando quem efetivamente participou da construção da estrutura.
A dúvida que permanece é se a fogueira foi construída pelo servidor público municipal, operador de máquinas, juntamente com uma equipe de apoio composta por seis trabalhadores braçais, ou pela empreiteira contratada pelo município ao custo de R$ 110.300,00.
Como a empreiteira foi contratada?
A contratação ocorreu por meio da Dispensa Eletrônica de Licitação nº 002/2026, vinculada ao Processo Administrativo nº 1024/2026, homologado pela prefeita Cileide Cabral da Silva Brito (PSDB) em 8 de abril de 2026. Como mostra a publicação oficial abaixo.

Quem de fato executou a construção da fogueira?

A fogueira, com aproximadamente 60 metros de altura, foi erguida sob a coordenação do servidor público Francisco Raimundo Filho, operador de máquinas do município.
Segundo o próprio servidor, ele foi colocado em período de férias, prática que, conforme relatado, ocorre todos os anos durante a construção da fogueira.
Diante disso, surgem novos questionamentos. Se é o servidor quem coordena e executa os trabalhos, qual seria a justificativa para colocá-lo em férias, considerando que ele continuou atuando na obra e operando máquinas pertencentes ao poder público municipal?
Para a execução dos serviços, Francisco Raimundo contou com o auxílio de seis trabalhadores braçais, conforme informou à reportagem e também em diversas entrevistas concedidas ao longo dos últimos dois meses.
Apoio estrutural


Para concluir o projeto, o servidor e sua equipe utilizaram uma pá carregadeira pertencente ao Governo do Estado e cedida ao município de Jateí, além de um trator operado pelo próprio servidor.
Também foram empregados caminhões e outros equipamentos da Prefeitura para o transporte da lenha e demais materiais utilizados na montagem da estrutura.
Lenha
A lenha utilizada na construção da fogueira foi retirada de uma área florestal pertencente ao Sítio Escola do município e transportada por caminhões da própria Prefeitura.
Pergunta que não quer calar
Se a fogueira foi coordenada e construída pelo servidor, que desempenha essa função há várias edições do evento, utilizando estrutura, equipamentos e apoio do poder público, qual seria a justificativa para a existência do contrato firmado com a empreiteira?
Posição da Prefeitura
Por meio do telefone 0800 da Prefeitura, a reportagem tentou ouvir a prefeita Cileide Cabral da Silva Brito. No entanto, foi informada de que a chefe do Executivo não se encontrava no Paço Municipal, pois estaria em deslocamento para a cidade de Dourados.
O assessor de comunicação também não estava disponível para comentar o assunto.
A reportagem ainda tentou contato com o setor de licitações. Segundo informações recebidas, o responsável não poderia atender naquele momento por estar acompanhando um processo administrativo em outra sala.
Rodrigo, servidor do setor de licitações que atendeu a ligação, informou que, após a conclusão do processo licitatório, a responsabilidade passa para o setor encarregado da execução contratual, no caso, o Gabinete da Prefeita.
O chefe de gabinete também não foi localizado. Dessa forma, não foi possível obter o posicionamento oficial da Prefeitura sobre o assunto.
A reportagem também tentou contato com Francisco Raimundo, apontado como coordenador da construção da fogueira, mas não conseguiu localizá-lo até o fechamento desta matéria. O espaço para que a Prefeitura dê sua versão, e tanto a empresa como o servidor se encontra aberto.
(Vale do Ivinhema Agora)

