Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Cármen Lúcia suspende resolução da ANS que encarece planos de saúde

Decisão da ministra é provisória e ainda deverá ser analisada pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal. ANS havia autorizado, no final de junho, reajuste de até 10% em planos individuais.

Por Renan Ramalho, G1, Brasília

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante sessão da Corte em abril (Foto: Carlos Moura/STF) A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante sessão da Corte em abril (Foto: Carlos Moura/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante sessão da Corte em abril (Foto: Carlos Moura/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, suspendeu na manhã desta segunda-feira (16) uma resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que encarece as mensalidades pagas por usuários de planos de saúde.

A ANS publicou no fim de junho a decisão que autorizou as operadoras a reajustarem os planos de saúde individuais e familiares em até 10%. A resolução é retroativa a 1º de maio deste ano e vale até 29 de abril de 2019.

A decisão atingiu 8,1 milhões de beneficiários, o que representa 17% do total de 47,3 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil, segundo a agência.

ANS autoriza reajuste de até 10% nos planos de saúde individuais; entenda

ANS autoriza reajuste de até 10% nos planos de saúde individuais; entenda

A ministra atendeu pedido de decisão liminar (provisória) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a entidade, a norma “desfigurou o marco legal de proteção do consumidor” e só poderia ser editada com aprovação do Congresso.

Cármen Lúcia decidiu suspender a validade da norma de forma provisória, durante o plantão do Judiciário. A decisão ainda deverá ser analisada pelo relator da ação, ministro Celso de Mello, e ser posteriormente validada ou derrubada pelo plenário do STF.

Related posts

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Secretaria de Saúde divulga programação do Dia D Novembro Azul

Anaurelino Ramos

A pedido do MPMS, Estado deverá reduzir filas das cirurgias plásticas reparadoras e oftalmológicas

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário