Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Cármen Lúcia suspende resolução da ANS que encarece planos de saúde

Decisão da ministra é provisória e ainda deverá ser analisada pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal. ANS havia autorizado, no final de junho, reajuste de até 10% em planos individuais.

Por Renan Ramalho, G1, Brasília

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante sessão da Corte em abril (Foto: Carlos Moura/STF) A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante sessão da Corte em abril (Foto: Carlos Moura/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante sessão da Corte em abril (Foto: Carlos Moura/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, suspendeu na manhã desta segunda-feira (16) uma resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que encarece as mensalidades pagas por usuários de planos de saúde.

A ANS publicou no fim de junho a decisão que autorizou as operadoras a reajustarem os planos de saúde individuais e familiares em até 10%. A resolução é retroativa a 1º de maio deste ano e vale até 29 de abril de 2019.

A decisão atingiu 8,1 milhões de beneficiários, o que representa 17% do total de 47,3 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil, segundo a agência.

ANS autoriza reajuste de até 10% nos planos de saúde individuais; entenda

ANS autoriza reajuste de até 10% nos planos de saúde individuais; entenda

A ministra atendeu pedido de decisão liminar (provisória) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a entidade, a norma “desfigurou o marco legal de proteção do consumidor” e só poderia ser editada com aprovação do Congresso.

Cármen Lúcia decidiu suspender a validade da norma de forma provisória, durante o plantão do Judiciário. A decisão ainda deverá ser analisada pelo relator da ação, ministro Celso de Mello, e ser posteriormente validada ou derrubada pelo plenário do STF.

Related posts

Hospital de Taquarussu é equipado com câmaras de segurança

Anaurelino Ramos

Campo Grande, Dourados e Ivinhema devem receber R$ 7,1 milhões para obras em CAPs

Anaurelino Ramos

MS recebe 9ª remessa com mais 92 mil doses da vacina contra a Influenza

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário