Vale do Ivinhema Agora
Região

PREVINA implementa prova de vida para aposentados e pensionistas

Ferramenta estará disponível a partir de janeiro de 2020

Cogecom,

 

Cb image default
Divulgação

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina (PREVINA) implementa, a partir de janeiro de 2020, prova de vida para os segurados que recebem aposentadoria ou pensão.

O procedimento anual visa a comprovação de que os beneficiários estão vivos, além de evitar eventuais fraudes e pagamentos indevidos, proporcionando mais segurança ao regime de previdência.

Conforme a resolução nº 068/2019, publicada pelo Conselho Curador do PREVINA, a medida deverá ser realizada todos os anos pelo próprio beneficiário, no mês do seu aniversário, diretamente na sede do PREVINA.

O segurado deverá fazer o agendamento de forma antecipada pelo telefone (67) 3441-1187 e comparecer na sede do PREVINA apresentando os seguintes documentos: Cédula de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor, Cartão PIS/PASEP e Comprovante de Residência (em nome do segurado), além da Cédula de Identidade e CPF dos dependentes (quando houver). Vale destacar que o cônjuge é considerado como dependente para efeito previdenciário. Também deverá ser apresentada certidão de óbito dos dependentes, quando for o caso.

A realização da prova de vida é obrigatória e o beneficiário que não o fizer terá o pagamento bloqueado até a regularização. Porém, são previstas algumas exceções para casos específicos, como, por exemplo, a comprovação de vida através de procurador (para quem está ausente do país por motivo de viagem); portadores de doenças contagiosas; e pessoas com dificuldades de locomoção ou que tenham mais de 80 anos. Essas situações deverão ser submetidas à Diretoria do PREVINA com antecedência.

Além disso, o PREVINA alerta que, nos casos de viagens internacionais, recomenda-se que os procedimentos para cadastramento da procuração sejam realizados antes da viagem do titular do benefício, visando evitar transtornos.

Related posts

Agesul avança em licitação para projetar estrada de 68,3 km entre Novo Horizonte do Sul e Taquarussu

Anaurelino Ramos

Feira do Povo acontecerá no Centro de Eventos nesta quinta-feira

Anaurelino Ramos

Detran publica 19,6 mil notificações com multas que somam R$ 2 milhões

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário