Vale do Ivinhema Agora
Campo Educação Região

Projeto em Nova Andradina atua junto a mulheres de área rural

Primeiros encontros ocorreram no início do ano, antes da pandemia do novo coronavírus – Foto: Campus Nova Andradina

 

Iniciativa atende o assentamento Santa Olga, que fica no município, com foco na organização das participantes e valorização

por: IFMS

Participantes têm trabalhado na produção artesanal como fonte de renda – Foto: Campus Nova Andradina

No intuito de valorizar a participação feminina no meio rural, o Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza desde o início do ano o projeto de extensão “Mulheres do assentamento Santa Olga: organização social e diversificação de renda”.

“Algumas mulheres no assentamento já desenvolviam atividades econômicas, como artesanato e produção de doces caseiros. Surgiu daí a proposta voltada à autogestão delas”, explica Yasmine Theodoro, uma das coordenadoras do projeto.

Promovido inicialmente dentro do edital de fluxo contínuo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a iniciativa foi contemplada no edital n° 26/2020 – destinado à seleção de propostas de extensão, com concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro –, e a partir de julho deste ano passou a contar a fomento institucional.

Tendo como parceira a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o projeto atende 14 mulheres, com idades entre 22 e 61 anos, do assentamento, que fica em Nova Andradina. O objetivo é apresentar estratégias coletivas para constituição de um grupo auto-organizado pelas participantes, voltado à valorização do trabalho delas.

O ponto de partida foi a invisibilidade feminina no meio rural, já que as mulheres não têm reconhecida a participação no trabalho e na geração de renda da família. Diante desse contexto, o foco do projeto é fornecer instrumentos para a autonomia e a participação das mulheres na comunidade, com base no cooperativismo e empreendedorismo.

 

  • Mulheres do Assentamento Santa Olga já começaram a produção do artensato – Foto: Campus Nova Andradina

Ações – O projeto é coordenado pelas docentes do campus, Karina Ducatti e Yasmine Theodoro, de Agronomia e Sociologia, respectivamente.

“No segundo semestre de 2019, na disciplina de Sociologia Rural, os estudantes tiveram um trabalho voltado à produção da história oral do assentamento. Muitos tiveram contato com um público que não conheciam, como pequenos produtores e campesinato. Lá também encontramos algumas mulheres que desenvolviam atividades econômicas, como artesanato e produção de doces caseiros. Surgiu daí a proposta voltada à autogestão delas”, explica Yasmine.

Com ênfase na organização do coletivo, as participantes receberam materiais e tiveram um curso de artesanato ministrado virtualmente, por conta da pandemia do novo coronavírus, pela assistente social da Agraer, Mayara Bordelli.

A apresentação do grupo na internet também tem recebido atenção, com a a criação de conteúdo para um site próprio e para as redes sociais. O nome do coletivo já está definido: “Santa Olga: Mulheres em Ação” (SOMA). A logomarca do grupo está em desenvolvimento.

Estão previstos ainda encontros para tratar de temas como cooperativismo, sindicalismo, autogestão e economia solidária, além de cursos voltados à produção de sabonete e gestão de redes sociais.

“Não conhecia os conteúdos dos cursos, cada atividade é uma experiência nova. Tem sido bem produtivo, graças também à atenção que recebemos da equipe”, comenta Luzia Gouveia, 53, uma das 14 integrantes do coletivo do assentamento.

Oportunidade – O projeto tem se mostrado como uma experiência inédita para as participantes, tanto do ponto de vista dos conhecimentos apresentados quanto do incentivo à autogestão.

“Não conhecia os conteúdos dos cursos, cada atividade é uma experiência nova. Tem sido bem produtivo, graças também à atenção que recebemos da equipe”, comenta Luzia Gouveia, 53, uma das integrantes do coletivo.

Além das docentes, a iniciativa tem também a participação de cinco estudantes dos cursos técnico integrado em Informática e da graduação em Agronomia, sendo três deles bolsistas.

A acadêmica Maria Rita Breve, 19, do 4° semestre de Agronomia, é bolsista do projeto. Entre as atividades desenvolvidas estão a produção de vídeos a serem disponibilizados às participantes, montagem dos kits de artesanato, disponibilização de conteúdos nas redes sociais, criação do site do coletivo e entrevistas com as participantes.

“Com as atividades do projeto passei a conhecer a história de vida de cada uma delas. Desde a disciplina de Sociologia Rural, eu já me interessava pelo assunto, então logo surgiu a oportunidade de participar. Temos dado suporte no sentido de melhorar o que é produzido por elas e também buscaremos auxiliar no processo de comercialização”, relata.

O projeto segue com atividades a distância. A previsão é de que as atividades sejam concluídas em dezembro.

Related posts

Perto de prazo acabar, MS tem mais de 61 mil motoristas que ainda não realizaram exame toxicológico

Anaurelino Ramos

Com três frentes de serviços simultâneas, recuperação asfáltica avança em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Vereadores requisitam informações sobre Recomendação do MPE à Educação Municipal

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário