Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Unidades de saúde estão preparadas para atender pessoas com sintomas gripais

Foto: João Cláudio 

Procure a ESF do seu bairro a qualquer sintoma de gripe. Hospital Regional prioriza atendimento de casos mais graves, de urgência e emergência

 

Cogecom

 

Preocupado com o aumento de casos de Covid-19 em Nova Andradina, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu os médicos da rede na tarde de quarta-feira (19), para consolidar o protocolo de atendimento às pessoas com sintomas gripais nas unidades e estreitar ainda mais na relação entre a atenção básica (ESFs) com a alta complexidade (Hospital Regional).

Conforme a estratégia de enfrentamento ao coronavírus adotada pelo governo municipal, o tipo de atendimento a ser ofertado à população precisa estar de acordo com o grau de gravidade.

A população deve procurar atendimento nas ESFs (Estratégia Saúde da Família) quando surgirem os primeiros sintomas gripais – coriza, febre, dor de cabeça, tosse ou falta de ar. “As unidades básicas de saúde estão preparadas para receber os pacientes quando os sintomas forem leves e estiverem em fase inicial. A qualquer sintoma, procure a ESF do seu bairro”, ressaltou o secretário de saúde, Sérgio Maximiano.

Ele explica que ao chegar na unidade de saúde, o paciente deverá informar que está com sintomas de gripe. Imediatamente, a pessoa será encaminhada para uma área reservada, passando por a triagem e a consulta. O médico faz o diagnóstico, prescreve o medicamento e, se necessário, encaminha ao hospital.

“Procure a ESF mais próxima da sua casa apenas quando tiverem sintomas e este estiver em fase inicial. Na hora da consulta é importante não omitir e nem inventar motivos. Tem pessoas que procuram a unidade sem motivo algum, só para pegar atestado. Isso atrapalha e prejudica quem realmente precisam de atendimento”, pontua o titular da SMS.

Por outro lado, Sergio Maximiano também alerta as pessoas a não deixarem o quadro de saúde piorar para buscar atendimento. Se estiver muito debilitado ou perceber que os sintomas estão se agravando, procure o hospital. A instituição é credenciada para oferecer atendimento aos pacientes em estado grave, inclusive dotada de 8 leitos de UTI exclusivos para Covid-19.

Related posts

Hashioka entrega ônibus de R$ 500 mil para Apae de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Dione Hashioka lidera corrida sucessória, seguida por Dr. Leandro em segundo

Anaurelino Ramos

Governo federal determina emprego da Força Nacional em municípios do Pantanal

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário