Vale do Ivinhema Agora
Campo Educação Região

IFMS promove Dia de Campo sobre plantas não convencionais em Nova Andradina

Foto: Projeto de extensão do IFMS prevê, além do Dia de Campo, plantio e manejo de culturas e elaboração de apostila técnica

Atividade de extensão será realizada nesta sexta-feira, 26, no campus do Instituto Federal em Nova Andradina. Participantes receberão certificado
 

O cultivo e consumo de plantas alimentícias não convencionais é o tema de um Dia de Campo que será promovido pelo Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) nesta sexta-feira, 26. A atividade se destina a produtores rurais, professores, donas de casa e demais interessados.

O Dia de Campo terá início às 7 horas no campus do IFMS, que fica Rodovia MS 473, km 23. São ofertadas 25 vagas.

Entre as ações previstas estão o credenciamento e uma visita à horta do Instituto, para apresentações de botânica, métodos de propagação, adubação e manejo, além de uma oficina culinária, voltada ao preparo de pratos, sucos e chás com plantas alimentícias não convencionais. A atividade ocorrerá durante toda a manhã.

“Os participantes irão conhecer 12 plantas de fácil cultivo em nossa região e de excelente valor nutritivo, inclusive com o preparo e degustação de alguns pratos feitos a partir delas”, explica o docente das área de Ciências Agrárias/Fitotecnia, Mateus Augusto Donegá, coordenador da atividade.

Para participar, o interessado deve enviar o nome completo, telefone para contato e CPF para o e-mail mateus.donega@ifms.edu.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3378-9510.

Os participantes receberão certificado pela participação na atividade.

Projeto – O Dia de Campo faz parte do projeto de extensão “Hortaliças não convencionais: resgate do cultivo e benefícios nutricionais”, contemplado no edital nº 010/2018, por meio do qual o IFMS concedeu auxílio financeiro e bolsas estudantis a propostas de projetos e cursos aprovados.

O projeto de extensão também proporcionou outras ações como plantio e manejo de culturas, e a elaboração de uma apostila técnica, que será entregue a cada um dos participantes do Dia de Campo, contendo aspectos botânicos, usos, métodos de propagação, adubação e manejos das culturas. Ainda foram selecionadas receitas para as 12 plantas que serão apresentadas.

A ideia para o projeto nasceu nas aulas da disciplina de Olericultura, destinada ao cultivo de hortaliças, nas quais os estudantes demonstraram ter conhecimento somente sobre plantas convencionais como o tomate, alface, rúcula, cebola e outras normalmente encontradas no mercado.

“Já aquelas hortaliças mais tradicionais e com consumo mais regionalizado como a taioba, o taro e a própria batata doce – que nossas avós, tios e pais sempre cultivaram – estão sendo deixadas de lado. Diante desse cenário, estabelecemos como objetivo divulgar as técnicas de cultivo e importância nutricional de plantas não convencionais”, relembra Donegá.

Além do auxílio financeiro para custeio, o projeto também possui duas estudantes bolsistas, Gislaine dos Santos e Thamires Carvalho, ambas da graduação em Agronomia.

Ascom/IFMS

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário