Vale do Ivinhema Agora
Região

Abril já superou média de chuvas, mas maio deve ter estiagem e frio abaixo de 10°C

Tradicionalmente, mês já tem diminuição das chuvas, mas superou média na Capital

Por: correiodoestado

 

O mês de abril é marcado pelo tempo seco, típico de outono, e poucas chuvas. Apesar disso, até a última sexta-feira (14), Campo Grande já registrou volume de chuva acima da média prevista para o mês.

De acordo com meteorologistas, em 24 dias o acumulado de chuva na Capital é de 90,2 mm, superando em 1% a média, que é de 89 mm. Abril é um mês onde já há diminuição de precipitações naturalmente, sendo a média baixa.

Em Campo Grande, chuva mais forte ocorreu entre a noite do dia 6 e madrugada de 7 de abril, com grande acumulado, acompanhado de rajadas de vento que causaram quedas de árvores.

No interior do Estado, temporal atingiu municípios da região sul nos dias 13 e 14 de abril, com chuva de granizo, que causou estragos em lavouras. Nos municípios de Ponta Porã, Aral Moreira e Amambai o temporal chegou com mais intensidade, mas Dourados também foi atingida.

Para este domingo, previsão é de pancadas de chuva rápidas, isoladas e de fraca intensidade durante a noite. Já para o resto do mês, previsão indica tempo seco, sol entre poucas nuvens e temperaturas elevadas.

Conforme o Inmet, índices de umidade relativa do ar permanecem baixos, especialmente durante a tarde, quando ficam na casa dos 20%, considerado estado de alerta e prejudicial à saúde. Orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, umidificar ambientes e evitar aglomerações.

Em maio, que começa na sexta-feira, previsão é de uma estiagem generalizada, com pouca chuva em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, pancadas de chuva devem se reduzir, com períodos de estiagem de mais de 25 dias entre maio e junho.

Além da falta de chuva, prognóstico indica que chegada de massas de ar polares podem derrubar as temperaturas para abaixo de 10°C, com possibilidade de geadas em alguns municípios. O frio não deve aumentar os níveis de umidade e o tempo será predominantemente seco.

Related posts

Restaurante dos Caminhoneiros vai fornecer R$ 32 mil em refeições e marmitex à Saúde de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Caarapó adita contrato de combate à erosão em córrego do município e serviços chegam a custar R$ 12 milhões

Anaurelino Ramos

Evadido do sistema prisional é preso em Ivinhema

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário