Vale do Ivinhema Agora
Campo Economia Região

Assistência Técnica e Gerencial transforma propriedades de piscicultura em Batayporã e Jaraguari

Produtores solucionaram problemas como altos custos de produção e mortalidade do pescado
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

O Senar/MS, por meio da Assistência Técnica e Gerencial em piscicultura, fez uma grande diferença em propriedades rurais dos municípios de Batayporã e Jaraguari. Ambas as famílias enfrentavam desafios como altos custos de produção, mortalidade de peixes, falta de organização administrativa e dificuldades para profissionalizar o negócio. As conquistas e os bons resultados obtidos são as histórias que contaremos no “Senar/MS Transformando Vidas” desta Semana Santa.

Eliton Barbosa é piscicultor em Batayporã e recebe Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS há um ano. “Antes, tínhamos muita dificuldade na produção por falta de experiência e conhecimento. Tivemos muitos prejuízos com gastos na compra de insumos e grandes impactos financeiros”, conta.

Além da questão financeira, a propriedade teve uma reorganização em relação aos tanques. Alguns tinham mais de uma espécie juntas, o que dificultava a escolha ideal para ração, por exemplo.

“Hoje já fazemos um escalonamento nos tanques e tem melhorado muito a produção. O Senar/MS é um grande parceiro, pois estaríamos perdidos na engorda e na produção de forma geral”, completa.

Em Jaraguari, o produtor Francisco Lucio Assis nem mesmo atuava como piscicultor profissional, somente após sua esposa, Lúcia, participar de curso de manejo de pescado, do Senar/MS. Após isso, os tanques que já existiam na propriedade passaram a produzir e gerar renda para a família.

“Já tínhamos quatro tanques, mas sem explorar para lucro. Agora, conseguimos reduzir a taxa de mortalidade de peixes. Com o projeto, já temos oito tanques produzindo e estamos fechando nesta Semana Santa o primeiro ciclo de produção. O resultado é surpreendente, bem acima da meta estabelecida. Somos muito gratos à constante assistência do Senar/MS aos piscicultores da cidade”, afirma.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as transformações no campo. Acesse AQUI e confira outros depoimentos.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

Related posts

Ministério Público fez recomendações ao Prefeito Juliano Ferro sobre contratações de artistas

Anaurelino Ramos

Nova Andradina promove mais uma edição da Feira Mulheres de Atitude

Anaurelino Ramos

Governo Municipal busca novos investimentos para novo bairro de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário