Vale do Ivinhema Agora
Economia Política

Assomasul levanta preocupação com reforma tributária federal em encontro na web

Municípios teriam perda na arrecadação segundo entidade; debate ocorre na próxima semana

 

Por: Correio do Estado

 

Membros da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) defendem mais autonomia para financeira para os municípios na reforma tributária que tramita no congresso nacional. A leitura do posicionamento foi feito pelo presidente Pedro Caravina, na manhã desta terça-feira, 8.

Em nota, os prefeitos acreditam que a proposta federal pode resultar em perda de arrecadação em algumas localidades. Eles reiteram que isso não causaria nenhuma risco aos cofres púbicos.

O temor da Assomasul é que impostos exclusivos dos municípios como o Imposto Sobre Serviço (ISS), sejam divididos com as demais esferas administrativas.

De acordo com o presidente, “a Constituição de 88 muitas obrigações foram transferidas aos municípios sem a contrapartida de orçamento para as despesas”, argumenta o comunicado.

Pedro Caravina acredita que essa estrutura encoraja a forma a necessidade de prefeitos estarem sempre indo a Brasília ‘com pires nas mãos’ em busca de verbas extras. Ele também acha que programas sociais não deveriam ser responsabilidade.

Na próxima semana, nos dias 14 15 e 16, a Confederação Nacional do Municípios promove o encontro online para discutir o tema.

Related posts

Governo envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Anaurelino Ramos

Com festa, Movimento Renova lança pré-candidatura de Vicentinho à Prefeitura de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário