Vale do Ivinhema Agora
Região

Batayporã declara situação de emergência devido à seca

Plantação de milho não resistiu à estiagem. Foto: Defesa Civil de Batayporã
Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Batayporã

A Prefeitura de Batayporã declarou situação de emergência em todo o território do município por meio do decreto n. 102, de 24 de agosto. A medida ficará em vigência por 180 dias e visa auxiliar o Poder Público na amenização dos impactos causados pela estiagem.

O decreto foi editado com base em parecer técnico da Defesa Civil de Batayporã, que apontou que a região não recebe chuvas consideráveis há mais de 120 dias. O cenário implica em prejuízos, principalmente na zona rural.

Com o instrumento jurídico, a Administração passa a ter mais celeridade nas ações de combate à estiagem, a exemplo da aquisição de materiais e equipamentos, bem como na mobilização de forças de trabalho.

“Nós já temos comunicado e solicitado apoio à Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e queremos agilizar os processos internos para auxiliar os produtores, que são os mais afetados por essa seca”, explicou o prefeito Germino Roz (PSDB).

Cb image default

Fornecimento de água visa diminuir impactos nas propriedades rurais. Foto: Defesa Civil de Batayporã

Recentemente, a Prefeitura forneceu água em propriedades localizadas nos assentamentos do município. Nos locais mais críticos, foram abastecidas as caixas para o consumo nas residências e também os pontos para suprir os animais nos pastos. A partir de parceria com a Usina Laguna, o Executivo distribuiu bagaço de cana para auxiliar na alimentação do gado.

“São ações paliativas e que têm seu valor, mas estamos cientes que é preciso muito mais. Por isso buscamos caminhos para prestar um socorro efetivo aos pequenos

Related posts

Diárias pagas pela Câmara de Deodápolis serão fiscalizadas pelo Ministério Público

Anaurelino Ramos

Indicação busca organizar estacionamento de motocicletas na Avenida Moura Andrade

Anaurelino Ramos

Rota das Igrejas conecta municípios em novo roteiro turístico regional

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário