Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

Batayporã: IPTU 2021 poderá ser parcelado em até oito vezes

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Batayporã

O Imposto Predial e Territorial Urbano referente ao ano de 2021 poderá ser parcelado em até oito vezes ou ter desconto de 20% no pagamento à vista. O aumento do número de parcelas, que antes era de apenas quatro, se deu em razão do decreto n. 23, de 8 de fevereiro.

A medida visa auxiliar o contribuinte a se manter em dia com o tributo. Neste ano, houve correção da aplicação da fórmula de cálculo do imposto. Conforme o Código Tributário Municipal, o “Imposto Predial será cobrado na base de 0,5% do valor venal do prédio. Esse valor é constituído pela soma dos valores venais do terreno e da edificação.” O código prevê ainda que as áreas excedentes de terrenos edificados superiores a cinco vezes a área construída também estão sujeitas à incidência do IPTU.

Cb image default
Imagem: Maicon Araújo

“O que ocorria antes é que o cálculo do valor venal estava levando em conta apenas o percentual sobre a edificação e desconsiderava o terreno. Isso estava em desacordo com os parágrafos 1º e 2º do artigo 154 do código. Esse erro foi corrigido e a população perceberá que o valor do imposto vai vir diferente, por isso nos preocupamos em estender o parcelamento”, esclareceu o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Gabriel Boffo.

Conforme o secretário, a intenção inicial era aumentar o valor de desconto nos pagamentos à vista, porém, devido ao código, não foi possível. O artigo 1º da seção IV fixa o desconto em 20% para o contribuinte que optar pelo pagamento único.

“Nosso departamento jurídico já está trabalhando em um projeto de lei de alteração do código tributário para que possamos garantir um desconto mais expressivo e beneficiar os munícipes que quitarem o IPTU à vista. Esse tipo de alteração demanda muito estudo, diálogo e precisa de apoio do Legislativo”, acrescentou o prefeito Germino Roz (PSDB).

Confira as datas de vencimento do IPTU 2021:

1ª parcela: 11 de maio

2ª parcela: 11 de junho

3ª parcela: 13 de julho

4ª parcela: 13 de agosto

5ª parcela: 13 de setembro

6ª parcela: 13 de outubro

7ª parcela: 10 de novembro

8ª parcela: 13 de dezembro

Related posts

Trabalhador sofre queda de quatro metros de altura em Batayporã

Anaurelino Ramos

Próxima lista tríplice para desembargador do TJMS será formada só por juízas

Anaurelino Ramos

Indicação solicita instalação de lâmpadas de led na rotatória do distrito de Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário