Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Batayporã reforça vacinação contra a influenza diante do aumento de doenças respiratórias

Município supera média estadual de cobertura vacinal, mas Secretaria de Saúde alerta para maior circulação de vírus durante o inverno; imunização já está aberta para a população em geral

 

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), atualizados nesta semana, apontam que Batayporã alcançou 55,23% de cobertura vacinal contra a influenza, índice superior à média estadual, de 43,85%. Apesar do resultado ser considerado positivo, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população deve continuar procurando a vacinação neste período de maior circulação de vírus respiratórios.

 

Com a chegada das temperaturas mais baixas, aumenta o risco de transmissão de doenças respiratórias, já que as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Por isso, a imunização continua sendo a principal forma de prevenir casos graves, internações e óbitos causados pela gripe.

 

A vacinação contra a influenza está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade e segue disponível enquanto houver doses em estoque. Em Batayporã, as vacinas podem ser recebidas nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio e Santa Luzia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

 

A coordenação municipal de imunização destaca que, embora o município apresente desempenho satisfatório em comparação ao cenário estadual, a proteção coletiva depende da adesão contínua da população à campanha.

 

“Nossas unidades têm recebido muitos pacientes com sintomas gripais, tanto crianças quanto adultos. A preocupação é o agravamento desses quadros. A vacina evita justamente isso”, enfatizou a enfermeira coordenadora de imunização, Angela Rocha.

 

Além da vacinação, a Secretaria de Saúde orienta a adoção de medidas simples para reduzir a circulação dos vírus respiratórios, como higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados e adotar o uso de máscara em caso de sintomas.

 

A pasta lembra ainda que pessoas que receberam recentemente a vacina contra a chikungunya devem aguardar um intervalo de 14 dias antes de receber a dose contra a influenza.

 

Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Related posts

Junho Vermelho mobiliza doadores e leva Hemosul Móvel para municípios de MS

Anaurelino Ramos

Câmara reivindica funcionamento noturno da farmácia da ESF Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Sábado tem Drive-thru de vacinação contra a Influenza em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário