Vale do Ivinhema Agora
Política Região

Câmara de Nova Andradina aprova em primeira votação aumento do número de vereadores

Agência 7ª Arte
Com dez votos favoráveis e três contrários, foi aprovado em primeira votação em sessão extraordinária realizada no sábado (21), a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) para aumentar o número de vereadores dos atuais 13 para 15, a partir da legislatura que começará em 2021. O projeto agora tem prazo de 10 dias para ir à segunda votação, que deve ocorrer no dia 01 de outubro.

O projeto estava prevista para entrar em votação na terça-feira (17), mas por conta da viajem feita pelos vereadores à Brasília, uma sessão extraordinária foi convocada, já que a lei precisa ser sancionada um ano antes das eleições municipais de 2020 para que o aumento tenha validade na próxima legislatura.

O aumento de cadeiras na Câmara de Nova Andradina ocorre devido previsão legal no Art. 29 da Constituição Federal.

Nova Andradina, segundo o IBGE 2019, tem 54.374 habitantes, o que torna possível ter 15 vagas no Legislativo, já que de acordo com a Constituição Federal, o número de vereadores será proporcional à população do município.

Para o presidente do Legislativo, a Câmara de Nova Andradina é conhecida como uma das mais econômicas do Estado, afirmando que o projeto apresentado não prejudicaria os cofres do legislativo. “Independentemente da quantidade de vereadores, 13 ou 15, os critérios de despesas e repasse do Duodécimo não sofrerão alterações, ou seja, 7% do repasse, bem como os 70% limite máximo por lei de gasto com a folha”, enfatizou Amarelinho.

Related posts

Câmara de Angélica divulga Moção de Apoio aos servidores aposentados do Estado

Anaurelino Ramos

Depois de denúncia, DNIT manda tampar buraco sobre ponte do Rio Ivinhema

Anaurelino Ramos

Governo proíbe ligações de robôs em ações de telemarketing em Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário