Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Centro de Especialidades Odontológicas e ESFs realizam rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de boca

Em 2020 e 2021, 6 pacientes foram diagnosticados com câncer de boca em Nova Andradina, desses 4 tinham hábito de tabagismo

 

Cogecom,

 

Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza programação especial nas unidades de saúde (ESFs) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com o intuito de fazer o rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de boca.

No CEO, o atendimento odontológico acontecerá nos dias 10 e 24 de novembro, das 17h às 20h. Nas unidades de saúde (ESFs), os exames podem ser feitos no horário normal de funcionamento (das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira), e no período noturno, das 17h às 20h, em dias determinados.

Cb image default
Divulgação

Segundo dados divulgados pela saúde do município, o Centro de Especialidades Odontológicas registrou mais de 35 exames de biópsias da boca, em 2020 e 2021, onde 6 pacientes foram diagnosticados com câncer de boca. Desses, 4 pacientes são do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades entre 18 e 77 anos. Outra informação importante é que dos 6 pacientes diagnosticados com câncer de boca, sendo 2 tinham hábito de tabagismo e 3 com hábito de tabagismo associado ao etilismo (consumo de bebidas alcoólicas).

Compareça a sua unidade de saúde e faça seu exame. Para evitar o câncer de boca, o melhor caminho é a prevenção.

Confira as datas e horários de atendimento nas ESFs abaixo:

– ESF Centro Educacional: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF São Vicente: dias 18/11 e 25/11

– ESF Vila Beatriz: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF Universitário: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF Irman Ribeiro: dias 11/11,18/11 e 25/11

– ESF Centro: dias 10/11, 17/11 e 24/11

– ESF Horto Florestal: dias 10/11, 17/11 e 24/11

Mais sobre o câncer de boca

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. Representa uma causa importante de morbimortalidade uma vez que mais de 50% dos casos é diagnosticado em estágios avançados da doença.

Segundo estudos o câncer bucal tende a acometer o sexo masculino de forma mais intensa e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 40 anos.

Principais fatores de risco:

-Tabagismo: cigarro, cigarro de palha, fumo de mascar, cachimbo, narguilé, e outros produtos derivados

-Consumo de bebidas alcoólicas

– Exposição ao sol sem proteção labial

– Infecção pelo vírus HPV através de sexo oral sem preservativo

-Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, de cimento, de couro, fuligem de carvão, formaldeído, solventes orgânicos e agrotóxicos.

Primeiros sinais do câncer de boca:

– Manchas vermelhas ou esbranquiçadas

– Lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias

– Nódulos no pescoço e rouquidão.

O câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, evitando exposição aos fatores de risco e mantendo visitas regulares ao dentista para realização de exames clínicos e detecção precoce. A detecção precoce pode acontecer pelo rastreamento ou diagnóstico precoce. O rastreamento submete pessoas assintomáticas (sem sintomas) e aparentemente saudáveis à realização de exames para identificar lesões precursoras ou câncer em estágio iniciais.

E o diagnóstico precoce submete pessoas com sinais e sintomas à realização de exames para identificar câncer em estágios iniciais. Por isso a importância que toda população com ou sem sinais e sintomas procure sua unidade de saúde – ESF para exame clínico da boca.

Cb image default
Divulgação

Related posts

Diárias pagas pela Câmara de Deodápolis serão fiscalizadas pelo Ministério Público

Anaurelino Ramos

Indicação busca organizar estacionamento de motocicletas na Avenida Moura Andrade

Anaurelino Ramos

Rota das Igrejas conecta municípios em novo roteiro turístico regional

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário