Vale do Ivinhema Agora
Região

Clima desértico se mantém nesta quinta e população deve ficar atenta aos cuidados com a saúde

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A ausência de chuvas e temperaturas acima da média acendem o sinal de alerta para que a população redobre a atenção com a saúde. Nesta quinta-feira (10) os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo dos 12% em Mato Grosso do Sul. Ontem (9) os índices registrados no Estado atingiram 11%.

O valor considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ficar acima dos 60%. Mas diante deste cenário que vem se repetindo no Estado, e que segundo o meteorologista Nathálio Abraão deve se estender até o final de setembro, a população precisa manter alguns cuidados, principalmente com crianças e idosos.

Entre as diversas recomendações para aliviar o desconforto e amenizar a secura está: aumentar a ingestão de líquidos, procurar umectar ambientes seja com aparelho umidificador ou com uma toalha molhada, evitar exposição direta ao sol, fazer refeições leves, usar soro fisiológico nas narinas e olhos, evitar queima de lixo e entulho, e não jogar bituca de cigarro em vegetação.

A atuação dessa massa de ar seco que predomina sobre todo País, inibe a formação de nuvens, aumentando ainda mais a sensação de calor. Conforme aviso meteorológico emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) uma onda de calor irá atingir Mato Grosso do Sul nos próximos dias permanecendo até domingo (13). As temperaturas deverão superar os 40°C em diversos municípios.

Para esta quinta-feira (10) as condições de tempo são de céu com poucas nuvens, predomínio de sol e temperaturas elevadas em todas as áreas. A mínima está estimada em 16°C, enquanto a máxima pode chegar aos 42°C no Estado.

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2020/09/brasil_tempo_10_setembro.jpg

Confira as condições de tempo para algumas cidades do Estado segundo estimativa do Climatempo.

Campo Grande: 23°C e 37°C

Dourados: 23°C e 37°C

Três Lagoas: 24°C e 40°C

Corumbá: 24° e 40°C

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues

Related posts

GB Madeiras/AABB e Nova Juventus A conquistam títulos da Copa Casa Verde

Anaurelino Ramos

Candidata de Nova Andradina coloca campanha na rua

Anaurelino Ramos

Agesul contrata projeto para asfaltar trechos de quatro serras na região norte de MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário