Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Com pandemia, MS registrou em 3 meses quase 80% de todas as mortes por pneumonia de 2019

Pneumonia e insuficiência respiratória são enfermidades relacionadas ao coronavírus
Por: Midiamax
Foto: Ilustrativa/ Freepik.

Em pouco mais de três meses, Mato Grosso do Sul já registrou um total de 783 mortes causadas por pneumonia, o número representa 77% do total de 1.016 mortes provocadas pela doença durante todo o ano de 2019. Pneumonia e insuficiência respiratória são as principais enfermidades relacionadas aos óbitos por Covid-19, o novo coronavírus.

Os dados são do CRC Nacional (Central de Registro Civil), que possui informações vitais sobre as causas de mortes constantes nos registros de óbitos lavrados pelos cartórios de todo o país e, portanto, não fazem relação direta com o coronavírus. O número de mortes por pneumonia de 2020 representa 77% do total do ano passado, que registrou 1.016 em 12 meses.

Em comparação com o início do ano até esta terça-feira (7), são 14 óbitos a mais por pneumonia em Mato Grosso do Sul neste ano em relação ao ano passado, no mesmo período.

Com pandemia, MS registrou em 3 meses quase 80% de todas as mortes por pneumonia de 2019
Arte: Dândara Genelhú

De janeiro até esta terça-feira (7), foram registradas 549 mortes causadas por insuficiência respiratória no MS, uma morte a mais do que no mesmo período de 2019. Comparado ao número de mortes pela mesma causa durante todo o ano passado, que foram 689, o valor representa 79% do total.

No cenário brasileiro, nos quatro primeiros meses do ano foram registrados 47.780 mortes por pneumonia, no mesmo período do ano passado foram 50.907. Já óbitos por insuficiência respiratória chegam a 35.115 até esta terça-feira (07) e em 2019, no mesmo período, foram 38.404.

Mortes por coronavírus

Até esta terça-feira (07), foram confirmados dois óbitos causados por Covid-19, o novo coronavírus, em MS. Em todo o estado são 80 casos de pessoas infectadas pelo vírus.

A primeira morte foi registrada em 31 de março, a paciente tinha 64 anos e estava em Dourados. A senhora era residente de Batayporã, mas estava internada no Hospital da Cassems da cidade.

O segundo óbito, registrado na última segunda-feira (06), é de uma senhora de 66 anos residente em Batayporã. A paciente apresentou sintomas após retornar de uma viagem a trabalho para São Paulo.

Related posts

MS amplia vacinação contra influenza para toda população

Anaurelino Ramos

Com chegada de frente fria nesta quinta-feira, pancadas de chuvas são esperadas em regiões de MS

Anaurelino Ramos

Secretaria de Saúde abre oportunidade para auxiliar de consultório dentário

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário