Especialista dá dicas de como diminuir os exageros alimentares
Um levantamento realizado entre abril e maio de 2020 revelou que quase metade das mulheres tem consumido chocolates e doces em dois dias ou mais na semana.
O índice é 7% maior do que antes da pandemia. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende o consumo de 25 gramas ao dia e que não ultrapasse a marca de 50 gramas, o brasileiro chega a ingerir 80 gramas, o que equivale a 18 colheres de chá de açúcar.
Para a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uniderp, Bruna Spontoni, a pandemia desencadeia um gatilho emocional na maioria da população.
“O corpo busca uma compensação por um excesso ou carência. Afinal, um doce é uma saída fácil para compensar cansaço, tristeza e frustração”, afirma.
Contudo, o gatilho emocional não é o único fator relacionado à compulsão. “Há também o hábito alimentar, por meio do consumo repetitivo de doces diariamente, e carências nutricionais identificadas na deficiência de magnésio e cromo, que podem aumentar o desejo por doces.
Tem ainda a alimentação inadequada, como o alto consumo de alimentos refinados que também aumentam a vontade”, destaca Bruna.
Segundo a especialista, a própria situação de isolamento provoca alterações nos hábitos. “O confinamento pode levar a população a ter padrões alimentares irregulares devido ao estresse, principalmente.
Esse hábito alimentar irregular é relacionado a uma maior ingestão calórica, o que deixa a população em um maior risco do desenvolvimento de obesidade e outras doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares”.
Sobre os prejuízos que o exagero pode acarretar no organismo, Bruna faz uma alerta. “O consumo excessivo e diário de açúcar pode provocar o acúmulo de gordura no organismo, o que leva a um aumento do risco de obesidade e diabetes”.
A professora chama atenção, ainda, para o risco de vício. “O açúcar atua no cérebro e libera a sensação de prazer e bem-estar. Assim, ele se torna viciante, e muitas pessoas possuem dificuldade em controlar o consumo, o que pode desencadear ansiedade”, explica.
Como prevenir – “O problema está no excesso. Tudo em excesso faz mal. É importante ter moderação sempre e descobrir maneiras de controlar a ansiedade para conter a compulsão alimentar”, aconselha a professora, que compartilha dicas e uma receita saudável, para saciar a vontade de comer doces. Confira!
– Dormir é essencial. A baixa qualidade do sono pode ser relacionada ao aumento de consumo alimentar;
– Evite ter em casa doces e guloseimas de sua preferência. É mais difícil controlar quando se tem um fácil acesso;
– Aumente o consumo de frutas. Além de auxiliar na saciedade, ajuda na ingestão de micronutrientes necessários para diminuir o consumo de doces;
– Evite o consumo de ultra processados e industrializados ricos em açúcar, gordura trans e saturadas. No lugar, consuma frutas e chocolates meio amargo (70%);
– Pratique atividade física, pois ajuda no controle da ansiedade e, consequentemente, no consumo alimentar.
Receita de Panqueca de banana com aveia
Ingredientes:
– 1 Ovo;
– 1 Banana pequena amassada;
– 2 Colheres de sopa de aveia em flocos;
– Canela a gosto.
Modo de preparo:
Unte uma frigideira com um pouco de óleo da sua preferência e leve ao fogo até aquecer. Misture todos os ingredientes e coloque uma colherada grande (ou uma concha) da massa na frigideira. Cozinhe até dourar a parte de baixo. Vire e cozinhe o outro lado até dourar.
UNIDERP
Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.
Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br

