Vale do Ivinhema Agora
Região

Comtur quer elevar Nova Andradina à categoria “Colher”

O Conselho Municipal de Turismo está trabalhando no sentido de planejar, apoiar e qualificar ações em conjunto com os outros municípios da Região Turística do Vale das Águas.

 

Cogecom,

 

Em reunião realizada no auditório da Prefeitura Municipal nesta terça (9), o Comtur definiu estratégias para tentar elevar Nova Andradina à categoria “Colher”, a maior classificação turística aos municípios de Mato Grosso do Sul.

A avaliação para classificação dos municípios é realizada a cada 2 anos pela Fundação de Turismo do Estado. Em 2017, o município estava na categoria Semear, em 2019 evoluiu para a categoria Frutificar, e agora a meta é avançar para a categoria “Colher”, a importância das classificações se dão principalmente nas tratativas de recebimento de benefícios ao setor, através de políticas de governança, gestão pública municipal, sustentabilidade do município, infraestrutura turística e mercado.

Outros temas abordados foram o Cadastur, a atualização do Mapa de Turismo 2021 e a realização de ações regionais, em conjunto com o Fórum de Turismo Vale das Águas.

Cb image default
Divulgação

Ação regional: Circuito de Ciclo Turismo

De acordo com a presidente do Comtur, Carolina Kunimatsu, que recentemente também foi eleita presidente do Vale das Águas, uma das propostas é trabalhar no desenvolvimento do Circuito de Ciclo Turismo do Vale das Águas. “A Ideia foi compartilhada e recebida por todos os 7 municípios que hoje integram a Região Turística do Vale das Águas. Começaremos os trabalhos convidando os grupos de ciclismo que cada município já possui e levantando as rotas já existentes”, relatou

No sentido de qualificar essa ação estão sendo organizadas parcerias com o setor público e privado. O IFMS campus Nova Andradina e a Associação Comercial de Nova Andradina, já se mostraram parceiros.

A conselheira Débora Ocon, representante do Instituto Federal, falou sobre a possibilidade de firmar uma parceria,com o intuito da organização para criação de um aplicativo do Circuito, para que os participantes possam monitorar e compartilhar as Rotas percorridas.

Cb image default
Divulgação

Além disso, o Instituto Federal está intermediando a contratação de estagiários para realização do cadastramento das empresas no Cadastur. Esse cadastro é gratuito e muito importante para o monitoramento do volume de empresas turísticas de cada município.

“Atualmente são 29 empresas cadastradas. A adesão de mais empresas pode contribuir para melhorar a pontuação na classificação turística e, consequentemente, facilitar a captação de recursos para novos eventos. Este trabalho de sensibilização está sendo feito pelo Comtur e pelo governo municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado”, informa o coordenador da área de turismo, André Delgado.

A ACINA é outra parceira e já se colocou à disposição para ajudar nos processos de incentivo ao Cadastur, a criação e captação e eventos para o município, ainda, a Associação está responsável pela condução da Câmara Setorial de Turismo e Eventos, e está à frente da organização da Incubadora de Eventos de Nova Andradina.

Para os próximos dias, os membros do Comtur irão marcar uma reunião na FUNDTUR com o propósito de levar as demandas do Município e da Região Vale das Águas, tomar ciência dos editais disponibilizados pela instituição e verificação do detalhamento da pontuação atual do Município.

Por último, o secretário Hernandes Ortiz informou que a Prefeitura de Nova Andradina firmou parceria com o SEBRAE-MS, para desenvolvimento do programa Cidade Empreendedora, no qual dispõe de diversos eixos de atuação, entre eles, o principal eixo Cidade de Negócios.m.

Related posts

PRF apreende 10 Kg de cabelo humano em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

PRF apreende 100 Kg de maconha em Rio Brilhante

Anaurelino Ramos

Operação Cidade Limpa – Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em Brasilândia

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário