Vale do Ivinhema Agora
Cultura

Comunidade japonesa será homenageada em sessão solene proposta por Hashioka na próxima quarta

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) realiza na próxima quarta-feira, 17, a partir das 19 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, a Sessão Solene de Outorga da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”. A cerimônia é aberta ao público e integra as comemorações do Dia Estadual da Comunidade Japonesa, celebrado em 18 de junho.
A solenidade será presidida pelo deputado estadual Roberto Hashioka (Republicanos), autor da Resolução nº 6/2023, que instituiu a honraria com o objetivo de reconhecer pessoas e entidades que contribuíram para o fortalecimento da comunidade japonesa e para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Nesta quarta edição, 36 homenageados, entre integrantes e descendentes da comunidade japonesa, que prestam relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense, receberão a Medalha e o Diploma da Comenda “Terra do Sol Nascente”.
A data também marca os 118 anos da imigração japonesa no Brasil, iniciada com a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908. Desde então, os imigrantes japoneses e seus descendentes desempenham papel fundamental no desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do país e, especialmente, de Mato Grosso do Sul, estado que abriga uma das mais expressivas comunidades nikkeis do Brasil.
Hashioka destaca que a comenda representa um reconhecimento à trajetória de trabalho, dedicação e legado construído pela comunidade japonesa ao longo de gerações. “A Comenda ‘Terra do Sol Nascente’ é uma forma de expressarmos nossa gratidão àqueles que ajudaram a construir a história de Mato Grosso do Sul. A comunidade japonesa deixou marcas profundas em diversos setores da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e fortalecendo valores como disciplina, respeito, cooperação e perseverança”, afirma o parlamentar.
A Sessão Solene contará com a presença de autoridades, representantes de entidades nipo-brasileiras, familiares dos homenageados e membros da comunidade em geral. A população está convidada a participar da celebração ou acompanhá-la pelos canais oficiais da Casa.
Adriana Viana/Assessoria Parlamentar

Related posts

Alameda Cultural retorna com apoio da Prefeitura e impulsiona cultura e economia criativa

Anaurelino Ramos

Alunos da educação especial participam do Concurso de Quadrilhas da 47ª Festa Junina de Dourados

Anaurelino Ramos

Concerto gratuito no Teatro Glauce Rocha abre Festival Internacional de Violão em Campo Grande

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário