Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

De 3 mil pessoas abordadas em barreiras sanitárias, 8 levantaram suspeita

Por: campograndenews

 

Das 3.079 pessoas abordadas nas barreiras sanitárias instaladas em Mato Grosso do Sul nesta semana, 8 levantaram suspeita por estarem com sintomas semelhantes aos dos infectados com o coronavírus. Os viajantes foram orientados a procurar o quanto antes uma unidade de saúde para relatar o quadro e fazer o teste que detecta o novo vírus.

Nos bloqueios, os motoristas e acompanhantes ou passageiros e tripulantes de aeronaves que descem no Aeroporto Internacional de Campo Grande são submetidos a um questionário. Passam também por exame clínico básico, com a aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, constatação de dificuldade de respiração, coriza, tosse seca, dor de cabeça e vômitos.

Os sintomáticos, que apresentem doenças respiratórias, preenchem formulário e termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde. Já os assintomáticos, que tenham tido contato com suspeitos de Covid-19, se comprometem a cumprir isolamento voluntário em casa, por pelo menos sete dias.

Locais e balanço – Até agora, além do Aeroporto Internacional de Campo Grande e do Ceasa, foram autorizadas 14 barreiras em locais estratégicos das divisas de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, no Estado. A última a ser divulgada pelo governo vai operar em Guia Lopes da Laguna.

Conforme a assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), estão em funcionamento 5 barreiras: no Posto Fiscal XV de Novembro, em Bataguassu; Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo; Posto Fiscal Jupiá, em Três Lagoas; Posto Fiscal Itamarati, em Aparecida do Taboado e Posto Fiscal Ofaié, em Anaurilândia.

O governo não divulgou onde as 8 pessoas encaminhadas para unidades de saúde foram examinadas. Só os números gerais:

Segundo o presidente da CCS-MS (Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul), coronel do Corpo de Bombeiros, Hugo Djan, tanto os policiais militares quanto os bombeiros trabalha equipados para evitar contágio no “contato” com os viajantes.

O dados são do início da operação da barreiras sanitárias na segunda-feira até às 7h desta sexta-feira (3). – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Related posts

Foco na segurança e acessibilidade: Câmara adverte sobre necessidade de intervenções nas ruas e áreas públicas

Anaurelino Ramos

UBS de Nova Casa Verde manterá atendimento na segunda-feira

Anaurelino Ramos

Servidores da Saúde de Nova Andradina recebem novos uniformes

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário