Vale do Ivinhema Agora
Região

Defensoria Pública de Ivinhema garante matrícula em curso de Direito a estudante do ensino médio

 

 

A Defensoria Pública da comarca de Ivinhema garantiu a permissão para cursar Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a uma assistida do ensino médio.

De acordo com o defensor público Seme Mattar Neto, titular da 1ª DPE de Ivinhema, a estudante passou em primeiro lugar no vestibular para o curso de Direito, mas ainda cursava o 2º ano do Ensino Médio.

“A genitora da jovem procurou a Defensoria porque, após a aprovação da filha, a Secretária Estadual de Educação negou a Certidão de Conclusão de Curso, documento exigido para a matrícula na Universidade”, explicou o defensor.

Maturidade emocional – A Defensoria entrou com um Mandado de Segurança, em face do Estado e da Unidade Escolar de Ensino Médio, e a Justiça negou o pedido liminar, com o argumento de ausência de maturidade emocional da estudante para ingressar em um Curso de Ensino Superior.

Doutor Semer MattarDefensor público, Seme Mattar Neto.

 

O titular da 1ª Defensoria de Ivinhema, contudo, apresentou recurso com base na aplicação do artigo 208, V, da Constituição Federal, uma vez que para ingresso em instituição de ensino superior é necessário a capacidade intelectual e não a emocional.

“Apesar de no ano de 2020 a estudante ainda cursar o 2º Ano do Ensino Médio, conseguiu ser aprovada em 1º Lugar na Modalidade RMS – Residente de Mato Grosso do Sul, cuja concorrência foi de 23 candidatos por vaga. A estudante também ficou entre os 110 alunos que atingiram nota 950 de 1000, na redação do vestibular da UEMS”, frisou o defensor público.

Em razão do exposto e comprovado, a Justiça concedeu a liminar recursal para que o Estado e da Unidade Escolar de Ensino Médio fornecessem à estudante o certificado de conclusão do ensino médio, ou documentação equivalente para realização de matrícula no ensino superior.

Com a documentação, a estudante conseguiu efetivar a matrícula e iniciará o curso de Direito.

Related posts

Força Tática apreende veículos com produtos contrabandeados em Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Ações integradas mantêm Batayporã com baixa incidência de dengue

Anaurelino Ramos

Câmara cobra revisão de diárias pagas a motoristas da Saúde em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário