Ventos podem passar dos 100 km/h em cidades do Estado
Depois de enfrentar a estiagem – que para muitos era praticamente clima de deserto – o tempo deve mudar mesmo em Mato Grosso do Sul. A chuva deve chegar com força em algumas regiões e ventos fortes são esperadas em várias cidades. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até publicou alerta para a mudança no tempo.
De acordo com o alerta – com grau de severidade em perigo – válido até o sábado (4), nas cidades da região leste, sul, sudoeste, centro norte e Pantanal, os ventos podem chegar aos 100 km/h e ao acumulado de
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informa o Inmet.
Para a região norte e leste do Estado, o alerta é de menor intensidade, em nível de perigo. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
Para o fim de semana, a meteorologia indica mudanças no tempo. Há possibilidade de tempo chuvoso no sul do Estado com risco de chuva e ventos fortes na região nesta sexta-feira. Região norte seguirá com sol entre nuvens e as demais áreas seguirão com céu parcialmente nublado a nublado com chance para pancadas de chuva à tarde, incluindo a capital.
No sábado e domingo, o tempo poderá estar chuvoso nas regiões sul e pantaneira com possibilidade de chuva forte e volumosa nestes locais. As demais áreas terão períodos de céu nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.
Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas caem ligeiramente neste final de semana. A estimativa para capital com variação entre 16°C a 25°C e o Estado com variação entre 14°C a 30°C. (Com informações do Cemtec – Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).