Vale do Ivinhema Agora
Cultura Educação Região

Estudantes de Nova Andradina mergulham no universo da leitura e da contação de histórias

Prefeito Gilberto Garcia e escritores locais prestigiam a abertura da 10ª edição do projeto de leitura Cultura de Mão em Mão

Cogecom,

A apresentação do clássico infantil Branca de Neve pelos alunos da Escola Municipal Brincando de Aprender abriu a 10ª edição do projeto de leitura Cultura de Mão em Mão, realizado na Praça da Biblioteca Municipal, nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de abril.

No local, foi montado um espaço lúdico com diversas tendas para exposições de livros de literatura infantil e infanto-juvenil, contação de histórias com fantoches e dramatização, apresentação cultural, cine leitura (leitura digital) com várias obras literárias, contos e poemas. Os prédios da Biblioteca Municipal e do Centro de Idiomas e Tecnologias também deram apoio na promoção de algumas atividades. 

Cb image default
João Cláudio 

O aluno do 3° ano da escola Arco-Íris, Heitor Nus, estava entretido com o livro “O Ponto”, e contou ao prefeito Gilberto sobre a obra da escritora Patrícia Intriago. “Tem o ponto feliz, o ponto triste, o ponto ferido, e uma monte de tipo de ponto. É muito interessante. Eu gostei muito da atividade de hoje, porque eu gosto muito de ler e fico sabendo de coisas que eu não conhecia. É uma oportunidade também pra quem não sabe ler, de aprender”, disse, entusiasmado e sugerindo a leitura de outra obra para o amigo Lucas Andrade.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Nova Andradina, a ação é aberta à visitação das escolas e a participação de pais e da comunidade nova-andradinense em geral, das 8h30 às 17 horas, com o intuito de oportunizar a leitura e incentivar esta prática, possibilitando que tomem consciência de seu papel social e de seu direito à cidadania plena.

Cb image default
João Cláudio

Solenidade de abertura

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia e da primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, secretário Fábio Zanata, da presidente da Funac, Ana Lucia Vasconcellos, equipe da coordenação pedagógica da Semec, professores, diretores e estudantes das escolas públicas e particulares.

Gilberto Garcia começou seu discurso perguntando à plateia quem já havia lido um livro. E a resposta veio com um sonoro: Euuuuuuu!!! Em seguida, falou da facilidade que hoje os estudantes têm para buscar o conhecimento através da leitura.

“Temos milhares de livros à disposição na Biblioteca e nas escolas. Nossos alunos têm acesso a internet e têm oportunidade de conhecer obras literárias disponíveis na rede digital. Quem lê, aprende mais, sabe mais, abre a cabeça, viaja pelo mundo. Adote um livro como amigo e tenham uma leitura muito boa”, desejou o prefeito.

Convidados especialmente para o evento, os escritores locais estiveram representados pelas professoras Laurecy Correia Tomazinho e Zenilde Osti de Oliveira, autoras do primeiro livro sobre o Município de Nova Andradina Integração Social, destinado aos alunos da 3ª série do 1°grau, datado do ano 1985. A edição faz parte do acervo histórico e cultural do Museu Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade. 

Cb image default
João Cláudio

A professora Laurecy contou um pouco sobre seu livro e ressaltou a importância da leitura na vida das pessoas, em especial, das crianças. “Este exemplar foi escrito há 34 anos, conta um pouco sobre a história do município. Muitas das mães das crianças que aqui estão nem eram nascidas. Então, minha mensagem é para que leiam bastante, gibis, historinhas, anúncios, livros de literatura e livros escolares. Só isso faz vocês crescerem com sabedoria, com a cabeça aberta para o mundo. Isso é o mais importante”, frisou a escritora, agradecendo pelo convite recebido e parabenizando a todos os envolvidos neste projeto de incentivo à leitura.

A escritora nova-andradinense Flávia Pimenta não pode participar do evento, mas ofereceu duas obras de sua autoria para sorteio, intituladas “No seu Sorriso” e “Como está a sua fé”. 

Related posts

Foco na segurança e acessibilidade: Câmara adverte sobre necessidade de intervenções nas ruas e áreas públicas

Anaurelino Ramos

2ª edição do Conexão Urbana acontece no próximo domingo em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário