Vale do Ivinhema Agora
Polícia Política

Explicações da Nicarágua sobre morte de brasileira são insuficientes, diz ministro

O ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores) criticou nesta sexta (27) o governo da Nicarágua pela demora em apresentar explicações detalhadas sobre a morte da estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima, 31.

“As informações que foram prestadas até agora são extremamente insuficientes”, disse Nunes, em entrevista durante a décima cúpula do Brics (bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Joanesburgo.

Raynéia foi morta a tiros na última segunda-feira (23) em Manágua, capital do país, que enfrenta ondas de protestos contra o presidente Daniel Ortega.

“O governo Nicarágua diz que foi um guarda de segurança particular. Mas quem foi? Qual é o calibre da arma? Em que circunstância isso ocorreu? Não houve até agora um esclarecimento e nós vamos insistir porque isso nos parece absolutamente inaceitável”, afirmou Nunes.

Após o crime, o governo convocou para prestar esclarecimentos a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Lorenza Martinez, e chamou de volta ao país o embaixador brasileiro em Manágua, Luis Cláudio Villafañe.
“Esse é um gesto diplomático que marca o profundo inconformismo do Brasil com a violência na Nicarágua, que acabou por vitimar uma brasileira”, disse.

Ele disse que o governo continua insistindo para obter informações e que uma alternativa em caso de resposta negativa será estudará medidas junto a organizações multilaterais, como a OEA (Organização dos Estados Americanos).

Nunes acrescentou que o Brasil fez ainda apelos à OEA por um fim à violência na Nicarágua. “Não apenas a violência das forças policiais, mas também a violência talvez mais ultrajante, que é a violência das forças paramilitares.”

Related posts

Nova Andradina ganha sala multiprofissional no Crena

Anaurelino Ramos

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas em Batayporã

Anaurelino Ramos

Polícia Militar prende jovem por tráfico de drogas em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário