Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

Governo de MS discute revisão da legislação para gerar energia solar

Em reunião, entidades discutiram impasse sobre geração distribuída

Por: correiodoestado

 

O licenciamento ambiental de pequenos empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica em Mato Grosso do Sul deve ser aprimorado pelo Governo do Estado. O assunto foi debatido em reunião realizada na sexta-feira (6), na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Participaram da reunião os representantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e do Movimento Solar Livre. De acordo com o secretário Jaime Verruck, a contribuição do setor é necessária. “No âmbito do Imasul, discutimos o licenciamento ambiental desse tipo de atividade, principalmente de pequenas unidades de geração de energia. Vamos aprimorar o processo e permitir a melhoria no gerenciamento das informações de geração de energia. Por isso solicitamos a contribuição do setor. As mudanças sugeridas serão avaliadas pela Semagro”, comentou Verruck.

Durante a reunião, outro tema abordado foi a proposta de alteração nas regras de geração distribuída, feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ano passado. A proposta da Aneel discutida em consulta pública no ano passado prevê a taxação da microgeração de energia solar fotovoltaica que pode inviabilizar novos investimentos no setor.

“Temos uma estratégia de desenvolvimento, que é o Estado Carbono Neutro e uma das linhas é o incentivo à produção de energia limpa, com financiamento pelo FCO. Acompanhamos o tema com atenção e apoiamos um debate ampliado”, afirmou o titular da Semagro.

Conforme apurado pelo Correio do Estado, a Aneel ainda analisa as contribuições recebidas durante o período de consulta pública. Questionada sobre um prazo para apresentar as mudanças a Agência informou que ainda não há previsão.

De acordo com o líder do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, a informação do Ministério das Minas e Energia é de que o Governo Federal aguarda aprovação de projeto de lei para resolver a questão. “Existem hoje cerca de 70 projetos de lei sobre esse assunto. Até o dia 15 de março devemos eleger o mais consistente para substituir o que está em tramitação, garantindo que não seja feita a taxação. O ministro foi claro de que há uma vontade, de todos no Governo Federal, em resolver isso até junho, mas depende muito da nossa mobilização”, informou.

O representante do Movimento Solar Livre lembrou que a Aneel tem um prazo para se posicionar em relação à resolução que previa a taxação. “Vamos investir em mobilização e pressão política. Temos um painel dos deputados que já se posicionaram publicamente a favor da lei. O Governo de Mato Grosso do Sul tem nos apoiado e a aprovação de uma lei federal vai dar segurança jurídica e permitir que vários investimentos tenham continuidade”, finalizou.

Related posts

MS amplia vacinação contra influenza para toda população

Anaurelino Ramos

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Anaurelino Ramos

MS vai receber R$ 17 milhões para a construção de 7 novas UBS; veja locais

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário