Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Governo de Nova Andradina apoia a fruticultura nos assentamentos rurais

João Cláudio 

 

Prefeito participa da 1ª reunião técnica sobre o tema, organizada pela Coopaolga e Associação dos Agricultores Familiares do Santa Olga em parceria com instituições públicas

 

Cogecom,

 

Cerca de 60 agricultores familiares de Nova Andradina e outros 5 municípios participaram da 1ª reunião técnica da fruticultura, realizada nesta terça-feira (13), na propriedade de Osmar Castro Lemes, da comunidade Santa Olga, que cultiva abacaxi, pêssego, banana, mamão, maracujá, limão, entre outras frutas.

O “Dia de Campo” foi organizado pela Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Assentamento Santa Olga (Coopaolga) e Associação dos Agricultores Familiares do Santa Olga.

Cb image default
João Cláudio

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado é parceira nesta ação, juntamente com a AGRAER, Sebrae, Senar, APOMS, Iagro e IFMS.

O prefeito Gilberto Garcia, o secretário Hernandes Ortiz e representantes de todas as instituições parceiras nesta iniciativa participaram da abertura do evento.

“A finalidade deste evento é divulgar experiências que vêm dando certo na nossa região. A produção de frutas nesta propriedade é um bom exemplo. Com o emprego de novas tecnologias, orientação e assistência técnica, incentivo dos órgãos públicos e universidades aqui presentes, além da força do trabalho dos produtores vamos conseguir desenvolver o potencial da fruticultura nas nossas propriedades e assentamentos rurais”, elencou o prefeito.

Cb image default
João Cláudio

Hernandes Ortiz destacou a preocupação do governo municipal em oferecer melhores condições ao homem do campo. “Estamos atuando em diversas frentes, apoiando não só a fruticultura, como o plantio urucum, a pecuária e outros setores por meio da disponibilização de insumos, equipamentos, documentações e certificações para acesso ao crédito, cursos de capacitação, assistência técnica, novas tecnologias, entre outras ações para aumentar a produção e dar dignidade aos agricultores e seus familiares”, frisou o secretário.

Após a abertura, o prefeito percorreu as seis estações montadas no pomar da propriedade, onde os instrutores do Sebrae e Senar deram orientações e orientações práticas sobre técnicas de manejo de solo, escolha de mudas, preparo de correção da fertilidade do solo, plantio e espaçamento das mudas, poda e condução da muda até a produção e adubação inicial de crescimento.

Segundo o engenheiro Marcos Collet, responsável pela assistência técnica aos produtores do setor da fruticultura, a implantação e condução correta do pomar nos três primeiros anos são essenciais para a garantia de plantas sadias e produtivas.

“Tudo começa por uma muda de boa procedência, sadia e de uma variedade adequada ao clima e solo da região. A poda e condução correta desta muda, somadas ao manejo e adubação adequadas do solo também são fundamentais”, garante Marcos.

A reunião foi encerrada com um almoço servido a todos os participantes de Nova Andradina, Ivinhema, Itapira, Angélica, Taquarussu, Batayporã, Dourados e Itaquirai.

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário