Vale do Ivinhema Agora
Polícia Região

Governo equipa Polícia Ambiental para reforçar fiscalização nos rios de MS

Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quarta-feira (19) novas embarcações e equipamentos para reforçar o trabalho de prevenção de crimes nos rios do Estado. Durante a entrega do material, no Batalhão da PMA, o governador Reinaldo Azambuja falou sobre a compra dos 43 equipamentos que somam investimentos de R$ 1 milhão.

“Bem estruturada, a polícia contribui para a preservação do meio ambiente. Esses equipamentos permitem, efetivamente, o cumprimento das regras da Cota Zero e da proibição da pesca do dourado”, afirmou o governante. Por meio de decreto, o Governo proibiu a captura e transporte de peixes nativos nos rios de Mato Grosso do Sul a partir de 2020, com redução de 50% da cota já para este ano.

Ao todo, foram entregues 16 barcos, 14 motores, 12 reboques e um caminhão para unidades da PMA em Águas do Miranda KM 21 (Bonito), Aquidauana, Bataguassu, Bela vista, Bonito, Campo Grande, Coxim, Jardim, Mundo Novo, Porto Murtinho, Porto Primavera (Batayporã), Rio Negro e Três Lagoas.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por meio de convênio com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp). “Essa entrega objetiva reduzir os índices de criminalidade na área rural do Estado. Quando protegemos o meio ambiente trabalhamos para o planeta”, afirmou o titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira.

Com objetivo de preservar a biodiversidade de Mato Grosso do Sul, do Pantanal ao Cerrado, a PMA realiza ações de educação ambiental e fiscalização com frequência. Em 2019, nos quatro meses de pesca aberta, 104 pescadores foram autuados por pesca ilegal – 74 deles acabaram presos por pesca predatória. As ocorrências geraram multas de R$ 151 mil e apreensão de 744 kg de pescado.

Mais investimentos

Também durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, adiantou que 37 novas viaturas e três novos micro ônibus serão entregues em julho para o policiamento ostensivo. “MS está indo na contramão do País. Estamos fazendo entregas e reduzindo índices”, afirmou. Segundo ele, entre dezembro de 2018 e junho de 2019 a Polícia Militar recebeu R$ 3 milhões em equipamentos.

Prestigiaram a cerimônia de entrega os secretários Jaime Verruck (Semagro), Sérgio de Paula (Articulação Política) e Carlos Alberto de Assis (Gabinete do Governador); os deputados estaduais Paulo Corrêa (presidente da Assembleia), Barbosinha, Capitão Contar, Renato Câmara e Rinaldo Modesto; e prefeitos e representantes civis e militares dos municípios beneficiados com os equipamentos.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro

Related posts

Candidata aprovada em seletivo de Glória de Dourados recorre ao MP após ser impedida de assumir vaga

Anaurelino Ramos

Nota Oficial da Prefeitura de Jateí (MS)

Anaurelino Ramos

PRF e PM apreendem 201 Kg de maconha em Batayporã

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário