Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Inquérito do MPMS acompanha implantação de CAPS em Ivinhema

Objetivo é garantir atendimento adequado a usuários de drogas e álcool, com a implantação de estrutura adequada na rede pública.

Inquérito Civil da 2ª Promotoria de Justiça de Ivinhema vai acompanhar a estruturação dos serviços integrantes da rede psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O objetivo central é garantir o atendimento adequado aos usuários de drogas e álcool, incluindo a efetiva implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Ao adotar a medida, o MPMS, guardião dos direitos do cidadão, busca assegurar que a população de Ivinhema tenha acesso à atenção psicossocial, promovendo a vinculação das pessoas com transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras substâncias aos pontos de atenção da rede.

Apesar da previsão de 20 mil habitantes para a implantação de CAPS I, a Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017, que trata da consolidação das normas sobre as redes do SUS, dispõe que o CAPS I possui como parâmetro municípios ou regiões com população acima de 15 mil habitantes.

Considerando que a população de Ivinhema, estimada pelo IBGE em 27.821 habitantes, comporta a implementação do CAPS I, o MPMS instaurou o Inquérito Civil para acompanhar se o município está adotando as medidas necessárias para a implantação do serviço, a fim de garantir o direito à saúde dos usuários do SUS, tendo em vista a necessidade de atendimento especializado em saúde mental.

Foi enviado ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Ivinhema, solicitando informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para a implantação do CAPS I, como está distribuído o atendimento na rede de atenção psicossocial, se há demanda reprimida ou lista de espera de pacientes, e outras considerações que julgar relevante prestar.

Texto: Marta Ferreira de Jesus
Revisão: Fabricio Judson
Foto: Divulgação

 

Related posts

“Dia D” intensifica vacinação contra a dengue e amplia serviços de saúde

Anaurelino Ramos

Secretaria de Saúde de Batayporã abre processo seletivo para cinco funções

Anaurelino Ramos

Falta de veículo pode comprometer acesso de pacientes de Nova Casa Verde ao tratamento ofertado pelo CAPS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário