Vale do Ivinhema Agora
Educação

Inscrições para mestrado profissional do IFMS seguem até março

Seleção será por meio do Exame Nacional de Acesso no dia 17 de maio, em Campo Grande. Taxa de inscrição é de R$ 72,00.

Estão abertas até a segunda quinzena de março as inscrições para 24 vagas no mestrado profissional oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Campo Grande. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O ingresso no curso, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), é feito por meio do Exame Nacional de Admissão (ENA).

Os interessados em realizar a prova devem se inscrever pela página do Programa na internet, até 18 de março. A taxa de inscrição é de R$ 72,00.

O ENA será aplicado no dia 17 de maio em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, a prova será realizada em Campo Grande.

Serão 50 questões de múltipla escolha, abordando as bases conceituais e históricas da educação profissional e tecnológica, as metodologias de pesquisa e, ainda, as teorias e práticas de ensino e aprendizagem.

Isenção  Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição.

A solicitação precisa ser feita até sexta-feira, 21, no ato da inscrição, de acordo com as instruções do edital.

Curso – Coordenado por um Comitê Gestor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Comissão Acadêmica Nacional, o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é ofertado na modalidade semipresencial em 40 instituições da Rede Federal, sendo 38 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Profissional (Cefet) e o Colégio Pedro II.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

  • Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;
  • Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.

Esta será a terceira turma do curso no IFMS. O corpo docente do Programa é formado por professores dos campi Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Nova Andradina.

A previsão é que as aulas tenham início em agosto, sempre às segundas-feiras, no período da manhã, tarde e noite, quando necessário.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Mestrado Profissional do IFMS.

Bibliografia 2020

CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22.

KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016.

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, 15 set. 2013.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.

Related posts

Secel abre votação para análise do Plano Municipal da Primeira Infância

Anaurelino Ramos

Estudante do IFMS ministra palestra na UFMS sobre a Importância da Lei 10.639

Anaurelino Ramos

IFMS abre inscrições para 1,4 mil vagas em cursos técnicos a distância

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário