Seleção será por meio do Exame Nacional de Acesso no dia 17 de maio, em Campo Grande. Taxa de inscrição é de R$ 72,00.
Estão abertas até a segunda quinzena de março as inscrições para 24 vagas no mestrado profissional oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Campo Grande. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O ingresso no curso, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), é feito por meio do Exame Nacional de Admissão (ENA).
Os interessados em realizar a prova devem se inscrever pela página do Programa na internet, até 18 de março. A taxa de inscrição é de R$ 72,00.
O ENA será aplicado no dia 17 de maio em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, a prova será realizada em Campo Grande.
Serão 50 questões de múltipla escolha, abordando as bases conceituais e históricas da educação profissional e tecnológica, as metodologias de pesquisa e, ainda, as teorias e práticas de ensino e aprendizagem.
Isenção – Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição.
A solicitação precisa ser feita até sexta-feira, 21, no ato da inscrição, de acordo com as instruções do edital.
Curso – Coordenado por um Comitê Gestor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Comissão Acadêmica Nacional, o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é ofertado na modalidade semipresencial em 40 instituições da Rede Federal, sendo 38 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Profissional (Cefet) e o Colégio Pedro II.
As linhas de pesquisa do mestrado são:
- Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;
- Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.
Esta será a terceira turma do curso no IFMS. O corpo docente do Programa é formado por professores dos campi Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Nova Andradina.
A previsão é que as aulas tenham início em agosto, sempre às segundas-feiras, no período da manhã, tarde e noite, quando necessário.
Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Mestrado Profissional do IFMS.
Bibliografia 2020
CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19.
GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, 15 set. 2013.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.