Vale do Ivinhema Agora
Educação

Integrantes do projeto Jovem Protetor da Natureza fazem visita técnica em Ivinhema

O Programa de Educação Tutorial (PET) – Verde Legal dos Cursos de licenciatura e bacharelado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Ivinhema, receberam a vista dos integrantes do Projeto Jovem Protetor da Natureza, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do município de Jateí-MS.
Visita ao Bosque Municipal

A visita técnica foi no dia 30 de abril, na ocasião os visitantes foram recepcionados pelo Sr. Divaldir Fialho, Diretor de Meio Ambiente e Turismo, do município de Ivinhema. O grupo percorreu a trilha ecológica, implantada no Bosque Municipal.

Durante o passeio os acadêmicos do PET Verde Legal explicaram aos jovens a história da cidade e do local, sobre a fauna e flora e suas interações, sobre os ciclos de nutrientes e da água, sobre a produção de mudas realizada no viveiro, entre outras informações.

Para finalizar a visita técnica, os visitantes conheceram brevemente as dependências da Unidade Universitária de Ivinhema, incluindo os laboratórios e viveiro.

Foram 45 visitantes, incluindo estudantes do Ensino Fundamental e Médio e membros da prefeitura de Jateí, Alex Barbosa (Secretário de Meio Ambiente), Marichel Canazza de Macedo (bióloga – coordenadora do Projeto Jovem Protetor), Dalvana e Giovanna Grossko (monitoras do Projeto).

“Os jovens tiveram um ótimo aproveitamento da atividade. Realizaram toda visita com animação e acredito que o passeio proporcionou o despertar para uma reflexão a partir da observação das ruínas dos pequenos espaços antes destinados às jaulas dos animais à época em que a área do Bosque abrigava um zoológico”, explica Marichel, coordenadora do Projeto. Nos laboratórios da UEMS, os jovens se interessaram pelas coleções zoológicas.

Para o Curso de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, o evento representou a possibilidade de vivenciar uma de suas áreas de atuação que é a Educação Ambiental, o que  contribuiu para a formação dos futuros profissionais vinculados ao Grupo PET Verde Legal: Amanda Morais, Fernanda Turini, Jonilda Alves, José Vitor de Lima, Kawana Bittencourt, Kelvi de Lima, Letícia Freitas, Letícia Soares, Luan Caetano, Raul de Lima, Thais Alves, Vitória Aires. Tutora: Glaucia A. Morais.

O Grupo PET – Verde Legal da UEMS de Ivinhema é formado pro acadêmicos que realizam diversas atividades de Educação Ambiental na cidade e fazem o cultivo e doação de mudas nativas. 

Facebook PET – Verde Legal

Related posts

Locação de imóvel para atender alunos da Martinho Marques vai custar quase R$ 120 mil para o Estado

Anaurelino Ramos

PF faz operação para prender ex-ministro da Educação e pastores por esquema de liberação de verba

Anaurelino Ramos

Rua ao lado de quadra poliesportiva será fechada e integrada à Escola Anizio em Batayporã

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário