Vale do Ivinhema Agora
Região

Mato Grosso do Sul tem cidades com umidade de 11% e calor de quase 40°C

Estado continua com municípios entre os mais quentes e secos do Brasil

Por: Correio do Estado

Assim como vem acontecendo há semanas, Mato Grosso do Sul tem três cidades entre as 20 mais quentes do Brasil e quatro entre as mais secas.

Os índices de umidade relativa do ar estão a níveis considerados estado de emergência em Mato Grosso do Sul, abaixo de 15%.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste domingo (6), Costa Rica chegou a registrar umidade de 11%, a segunda menor do País, atrás apenas de Novo Repartimento, no Pará, com 8%.

Também tiveram tempo extremamente seco as cidades de Água Clara (11%), Coxim (12%) e Sonora (12%).

Além do tempo extremamente seco, o calor tem sido intenso, com temperaturas próximas de 40°C em algumas regiões e a sensação térmica ultrapassando esta marca.

No ranking das cidades mais quentes,  são de Mato Grosso do Sul, sendo Água Clara, que registrou 39,4°C; Corumbá, com 39,3°C e Coxim, 39,2°C.

Este clima de deserto deve persistir durante a semana no Estado.

O inverno deve terminar sem chuvas. Precipitações não estão previstas para, pelo menos, até o dia 22 de setembro.

Por conta dessas condições climáticas, o Inmet tem dois alertas vigentes, de perigo potencial e perigo, devido a baixa umidade.

Alerta é de umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, que aumentam riscos de incêndios florestais e riscos à saúde, como ressacamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Orientação é beber bastante líquidos, evitar exposição ao sol nas horas mais secas do dia, umidificar ambientes, usar hidratante para pele e lábios. Atividades físicas não são recomendadas.

Related posts

MPMS destina computadores para projeto de inclusão digital na zona rural de Ivinhema

Anaurelino Ramos

Indicação sugere acompanhamento técnico de obras executadas por concessionárias em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

DEMTRAN orienta motoristas sobre mudanças no trânsito durante a 42ª Fejuna

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário