Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

MS é estado com menos trabalhadores em regime de home-office

Levantamento do IBGE registra queda na porcentagem de pessoas afastadas devido a pandemia no estado

 

Por: Correio do Estado

A pandemia de coronavírus resultou no afastamento de muitas pessoas do trabalho presencial. Mato Grosso do Sul ocupou a menor porcentagem de pessoas afastadas do emprego devido ao distanciamento social no país em agosto. O estado também registrou aumento de 3,1% de pessoas ocupadas informalmente em relação ao mês de julho.

De acordo com pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (23), o percentual de pessoas afastadas no estado ficou em 2,5%. Em agosto 1,2 milhões de pessoas estavam ocupadas e 30 mil estavam afastadas devido ao distanciamento social decorrente do coronavírus. Em relação à julho houve queda de 20 mil pessoas afastadas.

Em seguida no índice do país está o Paraná com 3,3% e Santa Catarina, que conta com o mesmo porcentual. No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul está na frente de Mato Grosso, com 4,1% e de Goiás que registrou um percentual de 5,1% de indivíduos afastados do emprego presencial.

Segundo IBGE houve aumento no número de horas trabalhadas para pessoas ocupadas. A média de horas efetivas trabalhadas em julho era de 35% e em agosto subiu para 36h. Essa alta reflete a retomada gradual das atividades.

Trabalho informal em MS

O IBGE divulgou também o número de pessoas ocupadas informalmente em Mato Grosso do Sul. Com base no percentual de pessoas ocupadas como trabalhadores informais em relação ao total de pessoas ocupadas, o estado contou com 32,2%, cerca de 392 mil pessoas nesta situação em agosto.

A porcentagem em julho era de 32,1%, o que representa um aumento de 3,1%. O estado ficou na segunda posição na região Centro-Oeste com um percentual de 33,9% no Brasil.

Related posts

Trabalhador sofre queda de quatro metros de altura em Batayporã

Anaurelino Ramos

Próxima lista tríplice para desembargador do TJMS será formada só por juízas

Anaurelino Ramos

Indicação solicita instalação de lâmpadas de led na rotatória do distrito de Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário